Confira 5 perguntas importantes para ficha de leitura

Fichas de leitura são ótimas ferramentas de organização. Com elas, é possível relembrar dados importantes sem precisar reler a obra.

0

Uma ficha de leitura é um documento no qual registramos dados importantes sobre uma obra. Assim, cada ficha deve ser produzida para uma única obra.

Essas fichas são usadas para consultar quando é necessário produzir um conteúdo sobre a obra, seja para um resumo ou um trabalho acadêmico, como trabalho de conclusão de curso (TCC). Principalmente em casos acadêmicos, a organização é de suma importância.

Na ficha, a qualidade das informações é essencial para garantir que a obra foi bem resumida e os pontos mais importantes foram citados. Para saber como fazer isso, confira algumas perguntas para ficha de leitura.

1 — Quem é o autor?

Além de saber o nome do autor, ou autores, é interessante incluir as características. Além de dados de nascimento e nacionalidade, movimentos literários e linhas de pesquisas são úteis para entender o contexto.

2 — Quando a obra foi escrita?

Além da vida do autor, a vida da obra também é importante. O tempo histórico em que foi escrita pode influenciar no conteúdo, assim como quanto tempo demorou para ser desenvolvida.

3 — Onde foi publicada?

Informações como estado, edição e editora são importantes para produzir uma bibliografia nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4 — Qual é o tema?

Palavras-chave são ótimas para achar rapidamente as linhas centrais da obra. Por exemplo, a peça de Romeu e Julieta teria como palavras-chave: amor proibido, morte, teatro, entre outros.

5 — Quais são as frases importantes?

Essa pergunta se aplica principalmente em obras com frases histórias, como de filósofos e demais pensadores.

As frases marcantes devem ser citadas entre aspas para consulta posterior, uma vez que podem possuir importância especial, além de resumir as ideias centrais.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.