Leituras fascinantes – Os 15 melhores livros para jovens

Os livros permitem que os leitores descubram novos mundos e experiências. Confira a lista com os melhores livros para jovens e se encante com a leitura.

0

A leitura é sempre muito importante em qualquer idade e pode ser fonte de muita diversão.

No universo literário é possível desenvolver amplamente a criatividade, o fantástico, imaginar mundos, histórias e personagens diferentes, narrativas surpreendentes e até aprender mais sobre a vida.

Nos livros pode-se conhecer um mundo que só pode ser conhecido por meio das páginas dos livros, um universo inteiramente novo a cada livro escolhido.

Por isso, estabelecer hábitos de leitura desde criança é uma escolha interessante, contribuindo muito para o desenvolvimento criativo e produz estímulo cognitivos.

Além disso, os livros podem trazer emoções únicas e aprender valores em de cada história contada.

Assim, a leitura também é bastante importante para os jovens, sempre ansiosos por novas experiências, novas narrativas e novos universos.

Pensando nisso, realizamos uma lista com os melhores livros para jovens, que os farão mergulhar em novas realidades, aprender novos valores, refletir sobre a sociedade e se apaixonar por alguns personagens. Confira!

Melhores livros para jovens

Nesta lista estão livros de diferentes gêneros, estilos e temáticas.

1 1984

1984

George Orwell é um grande escritor inglês, famoso por suas obras incríveis, nas quais aborda temas como o totalitarismo e injustiças sociais.

Na obra 1984, Orwell apresenta um romance distópico, narrando um Estado vigilante, que traça e segue todos os passos da sociedade. Tudo é supervisionado pelo Grande Irmão, que estabelece intensa tirania.

Um dos personagens é Winston que trabalha falsificando documentos históricos, para apoiar o Estado e destruir documentos que indiquem que o governo está mentindo.

Entretanto, ele terá que lutar contra o governo e alterar suas ações quando se paixona por Julia.

Uma curiosidade é que essa obra inspirou a criação do reality show Big Brother.

2 Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito é uma obra de Jane Austen que se enquadra entre os melhores livros da literatura mundial.

Escrito em 1813, o livro relata a história de 5 irmãs criadas e educadas unicamente para o casamento. Entretanto, elas descobrem seus anseios e vontades de viver suas próprias vidas e desejos.

Elizabeth, uma das irmãs, conhece e se aproxima do Sr. Darcy, um homem de família rica. Entre eles, surge uma relação e terão que superar orgulhos e preconceitos se quiserem ficar juntos.

3 O Diário de Anne Frank 

O Diário de Anne Frank 

O Diário de Anne Frank é uma obra que se tornou marca e representante das narrativas sobre o holocausto instaurado na Alemanha nazista, assassinando milhões de judeus.

Anne Frank era uma menina de família judia que se escondeu em um anexo secreto, em Amsterdã, para tentar fugir dos nazistas.

Em seu diário, Anne narrou o cotidiano da família e de outros integrantes judeus que se juntaram a eles no anexo.

Além disso, ela expressa seu desejo de liberdade e anseios de viver sua vida adolescente, assim como seus medos de viver escondida, com o perigo sempre eminente.

4 Homem Invisível

Homem Invisível

Homem Invisível é uma obra de Ralph Ellison que trata de questões raciais e sociais.

No livro, o personagem principal é um homem negro e sua cor lhe proporciona uma invisibilidade na sociedade racista da época.

O livro traz debates importantes acerca do nacionalismo negro, identidade negra, racismo e políticas reformistas raciais.

5 Extraordinário

Extraordinário

Extraordinário é uma obra de R. J. Palacio que narra a história de August Pullman, um menino que nasceu com uma deformidade facial.

O garoto de 10 anos que estudou durante toda sua vida em casa e decide frequentar uma escola normal.

Na narrativa, é apresentada a insegurança, o medo da exclusão e os obstáculos enfrentados pelo garoto na jornada para se inserir entre os colegas.

6 As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia

A obra As Crônicas de Nárnia relata um mundo fantástico e escondido, com criaturas mitológicas e falantes.

A família dos irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie que chegam ao mundo de Nárnia através de um guarda-roupa.

Nesse novo mundo, eles vivem aventuras fantásticas e conhecem as criaturas falantes. Esse enredo transformou a obra de C. S. Lewis em um clássico livro de fantasia.

7 As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível apresenta um romance adolescente bastante divertido e descontraído.

O livro é construído a partir das cartas escritas pelo jovem Charlie. Ele conta sobre sua vida, dificuldades, angustias, amores e dramas da adolescência, junto a seus dois amigos.

As cartas são endereçadas a um amigo de Charlie, mas não é possível afirmar se é um amigo real ou imaginário.

As histórias e aventuras do personagem divertem muito o leitor por seus relatos fantásticos.

8 A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros é uma obra de Markus Zusak e conta uma história narrada pela Morte. Esta que segue uma menina, Liesel Meminger, que escapou do seu destino sombrio.

Assim, a Morte se afeiçoa a essa menina, que começa a roubar livros que encontra, mesmo sem saber ler.

Tempos depois, ela aprende a ler com sua madrasta e, vivendo no período em que os nazistas queimavam livros, seu hábito de roubar livros se torna ainda mais frequente.

Além disso, sua casa passa a ser esconderijo de um judeu refugiado, que é escritor de livros artesanais. Na clandestinidade, a menina partilha de seus livros roubados com seus amigos e com o escritor.

9 O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado

Esta é uma obra marcante que se passa na Alemanha, no período em que o Nazismo prevalecia e os campos de concentração eram tristes realidades, principalmente, para o povo judeu.

No livro, é contada a história de um menino de família abastada e ligada aos terrores nazistas.

Esse menino, chamado Bruno, vê cercas próximas a sua casa e atrás delas pessoas usando pijamas. Um dia, ele vai até a cerca e conhece um garoto que vive do outro lado.

Os dois iniciam uma linda e improvável amizade e juntos tentam desvendar os motivos e o que acontece ao redor.

10 O Morro Dos Ventos Uivantes

O Morro Dos Ventos Uivantes

A obra Morro dos Ventos Uivantes é um romance clássico de Emily Brontë.

Na história, são apresentados dois personagens, Heathcliff e Catherine, em uma paixão devastadora em busca da união desse amor.

É uma das histórias mais belas de amor da literatura mundial!

11 A Divina Comédia

A Divina Comédia

A Divina Comédia é muito famosa e reconhecida, escrita por Dante Alighieri, em 1472.

Nessa obra, a história é vivida pelo próprio poeta enquanto percorre e se encontra nas três instâncias principais: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.

Assim, Dante faz a reflexão sobre temas variados e uma jornada de um cidadão comum no caminho da ética e de Deus.

12 O Senhor dos Anéis 

O Senhor dos Anéis 

O Senhor dos Anéis é apresentado em uma obra publicada em três volumes, escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien.

A história presente nos livros tem um anel como ponto central, elemento poderoso que pode dominar quem o possui, ou entregar ao seu detentor um poder supremo.

Por isso, proteger e destruir o anel é a parte principal da narrativa. Para isso, guardiões são importantes nessa jornada perigosa com o objetivo final de destruir o anel.

Com uma narrativa fantástica, personagens, jornada e história encantadora, O Senhor dos Anéis é uma excelente obra para mergulhar e se divertir na leitura.

13 Frankenstein

Frankenstein

Frankenstein, escrito por Mary Shelley, é uma obra histórica e mundialmente famosa, reconhecida como a primeira obra de ficção científica da história.

A narrativa se desenvolve ao redor de um estudante de medicina, Henry Frankenstein, que decide criar uma criatura em seu laboratório.

Diante do entusiasmo e desejo de realizar um experimento, Frankenstein infunde o cérebro de um criminoso em um monstro de laboratório, e as consequências são surpreendentes.

14 No País das Últimas Coisas

No País das Últimas Coisas

O livro País das Últimas Coisas conta a história de Anna Blume e sua busca por seu irmão perdido em um país destruído, transformado em um campo de batalha, violento, cheio de miséria, onde a humanidade se autodestrói.

Na narrativa, o leitor é conduzido a esse mundo arruinado, na luta e jornada por algo de importante e de real valor.

Além disso, proporciona reflexões e constatações sobre a humanidade, até onde ela pode ir, valores e questões de sobrevivência.

15 O Grande Gatsby

O Grande Gatsby

O Grande Gatsby é um romance norte-americano, escrito por F. Scott Fitzgerald.

No livro, o autor discorre uma crítica ao “sonho americano” dos anos da década de 1920.

A história acontece em torno do personagem Jay Gatsby, um milionário que se apaixona por Dayse, moça já casada com Tom Buchanan.

Na busca por se aproximar da amada, Gatsby nutre e realiza todos os caprichos clássicos de uma elite norte-americana.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.