O que é filosofia?

A Filosofia é o ramo do saber que busca a reflexão para a construção de conceitos que possam responder os questionamentos.

0

Os questionamentos fazem parte da vida do ser humano, até mesmo para compreender o sentido da vida. Inclusive, quando criança, há a fase dos “porquês”, uma etapa fundamental para o desenvolvimento pessoal e cognitivo, segundo a psicologia.

As perguntas, ainda na fase adulta, têm origem no pensamento filosófico. Você mesmo já deve ter perguntado o que é filosofia? Mas, antes de tudo, vamos compreender a sua etimologia, que se deriva da junção de dois termos gregos:

Philía (amizade) + Sophía (sabedoria) = Amizade pela sabedoria ou amor pelo saber.

Sendo assim, a Filosofia se dedica a diferentes campos de estudo, entre eles, a lógica, a ética, a estética, a política e a metafísica.

O que é filosofia?

Segundo os gregos pré-socráticos, a filosofia seria um modo racional de se explicar a concepção do universo, usando teorias contrárias, muitas vezes, às afirmações dos mitos.

Na perspectiva de Sócrates, a filosofia designa um olhar interior e um modo de suscitar as concepções reais sobre aquilo que o ser humano trabalhou mediante a concepção social.

De acordo com os helenistas, a filosofia seria uma espécie de práxis da vida para obter a plenitude e a felicidade. Já para os medievais, a filosofia estaria atrelada à teologia e à sabedoria infinita de Deus, que concedeu aos humanos o conhecimento racional.

Os modernos acreditavam na relação com o conhecimento, a ciência, a política e a ética, se aproximando de questões levantadas pelos gregos, mas sem se aprofundar na temática. Por outro lado, no mundo contemporâneo, a filosofia engloba novos problemas para desenvolver novas ideias acerca deles.

Porém, não existe uma resposta pronta e única sobre o que seja a essência da filosofia. Sabe-se que ela é um campo de conhecimento que objetiva ir à procura de conceitos ou essências do que há no mundo, desenvolvendo definições conceituais.

Os conceitos são significados complexos que delineiam problemáticas, e, a partir desses problemas, a filosofia se articula.

Qual é a origem da filosofia?

Aristóteles
Aristóteles

A questão sobre a origem da filosofia é polêmica. Muitos acreditam que ela tenha sido concebida na Grécia, com Tales de Mileto, em meados de 2585 a.C.

Contudo, essa data ignora o fato de que as sociedades egípcias, hindus e chinesas já se dedicavam à produção de algo similar ao que denominamos como filosofia. Se estendermos o conceito para além daquilo que consideramos como filosofia, podemos afirmar que os budistas e taoistas já desenvolviam um pensamento filosófico.

Diante disso, podemos alegar que a filosofia ocidental tenha sido originada em território grego, com Tales, mas o seu termo seria definido apenas mais tarde, por Pitágoras de Samos. E 200 anos depois, Aristóteles foi o primeiro a categorizar ramos abrangentes da filosofia.

Qual é o objeto da filosofia?

Na perspectiva acadêmica brasileira, grande parte dos cursos superiores de Filosofia disponibilizam uma formação com foco na história da filosofia.

Essa base curricular acaba por colidir com a concepção de inúmeros estudiosos do ensino de Filosofia e de sua metodologia, cuja argumentação se baseia no fato de que o aprendizado da filosofia só advém filosofando.

Sendo assim, há duas variantes no ensino da Filosofia: a história da filosofia e o aprendizado das metodologias da filosofia.

De modo geral, sustentando no referencial de Deleuze, podemos dizer que a filosofia seja um estudo dos conceitos. E, na ótica de Kant, uma forma de elaborar uma crítica do conhecimento.

Por outro lado, os filósofos antigos, como é caso de Sócrates, e modernos, caso de Descartes, o saber filosófico só é alcançado por meio da pesquisa, às vezes, rígidas, por definições puras e imutáveis, atrás de uma verdade universal.

Já para o filósofo contemporâneo Nietzsche, não há verdades universais, mas sim perspectivas e genealogias denominadas como verdade. Aos metafísicos, a filosofia é a busca pelo ser e as essências. E, por fim, na filosofia política, os pensamentos giram em torno de contextos reais, tais como a ética, a política e a vida social.

Algumas frases de filósofos

Confira algumas frases de filósofos antigos e modernos:

A admiração é própria da natureza do filósofo; e a filosofia deriva apenas da estupefacção. (Platão)

Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar. (Kant)

A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos… O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência… Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. (Deleuze e Guattari)

O primeiro raciocínio do homem é de natureza sensitiva… os nossos primeiros mestres de filosofia são os nossos pés, as nossas mãos, os nossos olhos. (Rousseau)

A filosofia é a que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam seus homens. (Descartes)

Curiosidade

No dia 15 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Filosofia. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2002.

Leia também: O que é Sociologia? Compreenda o seu significado e propósito na Ciência!

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.