Alimentos de origem mineral

Continue lendo para conhecer os alimentos que possuem origem mineral.

0

Os alimentos de origem mineral são essenciais para uma alimentação saudável, que deve ser composta por alimentos variados que necessitamos consumir diariamente. Portanto, para obter todos os nutrientes necessários para nosso corpo, a alimentação deve abranger um pouco de tudo e não esquecer da ingestão de água.

Além da origem mineral, os alimentos também podem ter origem vegetal e animal. Os de origem vegetal são todos aqueles provenientes de plantas como as frutas, legumes, castanhas, etc. Já os alimentos de origem animal são representados por produtos provenientes de animais, como o próprio nome diz. Eles são representados pela carne, leite, ovos, mel, etc.

Os alimentos minerais podem ser encontrados associados a todos os grupos, pois são representados pela água e pelos sais minerais.

Confira a seguir os sais minerais importantes para o nosso corpo e exemplos de alimentos ricos em sais minerais.

Sais minerais

O nosso corpo não produz sais minerais, por isso, eles são considerados substâncias essenciais, que necessitamos adquirir na alimentação.

A deficiência de sais minerais no corpo pode causar muitos problemas de saúde, como doenças, alterações ósseas, fraqueza muscular, entre outras coisas.

As principais funções dos sais minerais no corpo humano são:

Sais minerais
Sais minerais

Zinco

O zinco é muito importante para o sistema imunológico, aumenta a fertilidade, auxilia no paladar e olfato, além de estar associado à cicatrização de ferimentos e síntese de tecidos do corpo humano.

Os principais alimentos nos quais ele pode ser encontrado são a soja, sementes de abóbora, carne, amêndoa, amendoim, grão-de-bico e ostras.

Magnésio

O magnésio faz parte da constituição dos tecidos conjuntivos e ósseo, participa da produção de energia e da composição de enzimas. Além disso, ele também é importante para controlar os níveis de glicemia no sangue e pode ajudar a combater a tensão pré-menstrual (TPM).

Os alimentos ricos em magnésio são cereais integrais, feijão, soja, abacaxi, castanhas, chás, frutos do mar, etc.

Iodo

O iodo é responsável pelo funcionamento da glândula tireoide e manutenção térmica do corpo. A carência dele pode acarretar o aumento da tireoide e em problemas no crescimento do indivíduo.

Os alimentos ricos em iodo são: leite, bacalhau, camarão, ovos cozidos, ameixas secas, banana, iogurte natural, etc.

Ferro

O ferro é um mineral imprescindível para o funcionamento das células, síntese de DNA, reações enzimáticas e fixação de oxigênio nos músculos, através da hemoglobina.

A deficiência de ferro no corpo pode causar problemas graves como anemia, palidez, fraqueza muscular e falta de ar.

Entre os alimentos em que podemos encontrar ferro podemos citar as carnes vermelhas, leguminosas, gema de ovo, tofu, grãos integrais, vegetais com coloração verde-escura, etc.

Fósforo

O fósforo é um mineral importante para a composição dos ossos, dentes e membrana plasmática de todas as células. Além disso, ele contribui para a metabolização de glicídios e é fonte de energia para o metabolismo.

A carência desse mineral pode provocar problemas nos ossos, perda de memória, miopatias, resistência a insulina e taquicardia.

O fósforo pode ser encontrado no leite, peixe, ovos, oleaginosas, semente de abóbora, salmão, carne de porco, alho, etc.

Sódio

O sódio é um mineral importante para a regulação osmótica do organismo, para o processo de contração muscular e fonte energética através da bomba de sódio e potássio.

A falta desse mineral pode causar dor de cabeça, vômitos, fraqueza muscular, diarreias, convulsões e arritmias cardíacas.

Esse mineral pode ser encontrado no sal de cozinha, frutos do mar, carnes, vegetais, laticínios, manteiga, etc.

Bomba de sódio e potássio
Bomba de sódio e potássio

Cálcio

O cálcio é um mineral importante para manutenção dos ossos e dentes, ativação de reações enzimáticas, controle de impulsos nervosos, contração muscular e coagulação sanguínea.

A deficiência desse mineral pode causar problemas graves como raquitismo, osteoporose e fragilidade de dentes e ossos.

Os alimentos ricos em cálcio são o leite e derivados, peixes, ovos, hortaliças verdes, feijão, gergelim, etc.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.