Dicas para ajudar as crianças a ler

A leitura é uma ferramenta importante na construção de vocabulário, dicção e até inteligência. Confira essas dicas para ajudar as crianças a ler!

0

A infância é o momento essencial em que é possível incentivar uma vida de amor por livros. Assim, desde a primeira infância, já pode-se incorporar a leitura no cotidiano. Um exemplo é a leitura guiada com imagens e a contação de histórias.

Por meio da leitura, muitos benefícios são desenvolvidos. Entre eles, o desenvolvimento das linguagens verbal e não verbal, criatividade, habilidade socioemocional e empatia.

Após a alfabetização, já é possível incentivar a leitura solo. Para que ocorra da melhor forma possível, reunimos algumas dicas para ajudar as crianças a ler.

1. Comece cedo

Leia para a criança desde de bebê. Assim, ela ficará adepta aos livros e histórias e desenvolverá maiores habilidades de interpretação e comunicação.

2. Separe um momento

Um hábito se forma com a repetição. Sendo assim, reserve um momento do dia para ler junto com a criança. Um bom momento é antes de dormir, visto que a leitura acalma e garante um bom sono.

3. Arrume um cantinho

A leitura demanda atenção exclusiva e conforto. Para isso, arrume um lugar silencioso e sem distrações, longe de televisões e celulares. Uma cadeira confortável e uma luz boa também são importantes para não causar desconforto.

4. Dê vida aos personagens

Para cativar a atenção e envolver a crianças, é importante dar vida aos personagens das histórias. Exemplifique os sentimentos, reproduza as vozes e crie personalidades. Assim, a criança pode desenvolver uma identificação, proximidade e empatia.

5. Incentive o protagonismo

Peça para que a criança leia os trechos compatíveis com as habilidades de leitura. Além disso, deixe que ela escolha a leitura, o momento e local de vez em quando. Com isso, ela terá a sensação de liberdade e buscará novas descobertas.

6. Não pressione

A leitura não deve ser castigo. Com essa relação, a criança não irá aprender a gostar desse momento. Estipular um tempo mínimo ou meta de páginas desenvolve uma relação de tarefa. Assim, procure tratar a leitura como diversão.

7. Inove nas leituras

Para não ficar monótono e estimular leituras cada vez mais complexas, procure transitar entre gêneros e dificuldades. Introduza contos, poemas, histórias conhecidas, música, entre outros.

8. Dê exemplo

Crianças costumam demonstrar curiosidade sobre as atividades dos adultos. Por isso, faça com que a leitura também seja um hábito seu.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.