Plano de aula – Aprendendo a usar a calculadora – 2º ano do Ensino Fundamental

Confira um plano de aula sobre o uso da calculadora como ferramenta na compreensão e aprendizado do sistema de numeração decimal e suas características.

Devemos usar ou não calculadoras nas aulas de Matemática? Esse é um questionamento que gera muita discussão.

Se você acredita que a calculadora pode ser uma ferramenta de auxílio no aprendizado da Matemática, confira esse plano de aula que preparamos.

O plano de aula Aprendendo a usar a calculadora foi elaborado em conformidade com as habilidades EF02MA01 da BNCC.

Ao elaborar esse plano de aula, buscamos aliar o uso da calculadora na compreensão dos números de até três ordens e as características do sistema de numeração decimal.

Plano de aula – Aprendendo a usar a calculadora

TEMA: Uso da calculadora na compreensão dos números de até três ordens.

HABILIDADES DA BNCC: (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos.

OBJETIVOS:

  • Conhecer e usar as teclas de uma calculadora básica;
  • Utilizar a calculadora para formar números;
  • Fazer operações básicas com a calculadora;
  • Reconhecer as funcionalidades e recursos da calculadora.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Calculadoras (uma por aluno);
  • Quadro e giz ou pincel.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento

Inicie a aula apresentando a calculadora aos seus alunos e conte um pouco da história da calculadora, para motivá-los a usar essa ferramenta de cálculos.

Você pode mencionar o ábaco como primeira calculadora utilizada pelo homem e explicar que, a partir de então, as calculadoras foram se tornando cada vez mais mecânicas, possibilitando fazer cálculos com mais rapidez e agilidade.

Em seguida, realize uma atividade introdutória sobre a calculadora:

  1. Você já havia visto uma calculadora antes? Em que lugar?
  2. Você já viu alguém da sua família usar uma calculadora?
  3. Você já usou uma calculadora?
  4. O que mais chama sua atenção na calculadora?
  5. O que você vê escrito nas teclas da calculadora?
  6. Quais são os números que aparecem nas teclas da calculadora?
  7. Quais símbolos da calculadora você conhece?

2º momento

Explore as teclas da calculadora e suas funções.

Teclado de uma calculadora

  • Mostre as teclas de ligar (ON) e desligar (OFF);
  • Apresente a tecla de apagar o último registro (CE) e tecla de limpar tudo (C);
  • Peça para que digitem alguns números, apaguem e digitem outros;
  • Apresente as teclas de mais (+), menos (-) e igual (=) e explique que com elas eles podem realizar cálculos;
  • Instrua-os a realizar algumas operações de adição e subtração.

Realize uma atividade:

1. Escreva o número 2 no visor da calculadora usando apenas o número 1 e os sinais + e =.
2. Escreva o número 6 no visor usando apenas o número 3 e os sinais + e =.
3. É possível escrever números maiores que 9 no visor da calculadora?
4. Escreva cada um dos números a seguir, no visor da calculadora, usando apenas as teclas 0, 1, + e =.
a) 40      b) 95       c) 120      d) 250      e) 271

Peça para que registrem, no caderno, todas as operações que eles fizeram para escrever os números no visor. Por exemplo, para o número 95, uma das formas de registro é:

10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 1 + 1 + 1 + 1+ 1 = 95

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ser feita a partir da observação dos alunos durante a aula e a realização das atividades. Veja como eles formam os números na calculadora e quais as estratégias usadas por cada um.

Faça perguntas como:

  • O que acharam da calculadora?
  • O que vocês observaram na formação dos números no visor da calculadora?
  • Vocês acham que conseguimos formar números maiores ainda na calculadora usando apenas alguns números?

Para baixar esse plano em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.