Plano de aula de Geografia sobre os continentes e oceanos

Esse plano de aula de Geografia sobre continentes e oceanos fará com que os alunos trabalhem para compreender as principais áreas da Terra e das Regiões Geográficas.

0

TEMA: Continentes e Oceanos

OBJETIVOS:

Através do plano de aula sobre continentes e oceanos, os alunos serão capazes de:

  • Compreender que nosso pais contem uma enorme variedade climática, características geográficas, cultura, além de possuir uma das maiores diversidades biológicas do planeta.
  • Entender que cada região do mundo é formado por diferentes climas, animais, cultura e geografia.
  • Distinguir e localizar no mapa os sete continentes e os principais oceanos.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Mapa-múndi;
  • Imagens da Antártica, Austrália, Brasil, China e Nepal;
  • PowerPoint que contém informações sobre clima, formas de relevo e vida animal dos países citados acima;
  • Lista com o nome dos países (disponível para download abaixo).

INTRODUÇÃO:

1. Pergunte se os alunos sabem o que significa cultura. Discuta quais respostas estão corretas e explique a definição.

Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

2. Questione os alunos sobre como a cultura pode ser afetada pelo clima, animais, e até mesmo as formas terrestres.

3. No Power Point, mostre imagens da Antártida e pergunte aos alunos se eles sabem como é a cultura em um continente tão gelado como aquele. Explique que por ser um local muito frio e que poucas pessoas moram, é difícil descobrir muito sobre a cultura. Instigue os alunos a pensar sobre as vantagens e desvantagens de morar em um local tão remoto e conviver com um pequeno número de pessoas por um longo período de tempo.

4. Pergunte aos alunos quantos continentes existem. Faça um gráfico das respostas no quadro branco.

5. Pergunte aos alunos quantos nasceram nos no Brasil, em seguida, pergunte em que continente eles nasceram? Caso haja alguém que nasceu em outro local, pergunte o nome do país e se eles sabem o nome do continente.

DESENVOLVIMENTO:

1. Distribua o material disponível para download que contém os países e peça que os alunos respondam sobre o clima, formas de vida, animais e cultura. Demonstre como os alunos devem preencher. Eles colocarão fatos que estará no PowerPoint e de pesquisas próprias.

2. Deixe os slides com as informações PowerPoint abertas para pesquisa.

3. Demonstre como os alunos podem procurar mais informações sobre os países e discuta com eles como eles acham que as culturas seriam nesses países.

4. Mostre aos alunos um mapa do mundo em que os continentes estejam escritos.

PARA COMPLEMENTAR:

1. Dê aos alunos um mapa do mundo em branco para colorir e identificar os 7 continentes e 4 oceanos.

2. Solicita aos alunos que imaginem que estão visitando esses países. Peça que escrevam 2 semelhanças e 2 diferenças entre os costumes de um país e os seus.

APRENDIZAGEM:

2. Pergunte aos alunos “O que você achou mais interessante sobre as culturas?”

3. Como essas culturas são semelhantes às nossas? Como eles diferem?

COMPLEMENTO:

1. Pergunte aos alunos “Que tipos de culturas existem no Brasil?”

2. Revise as culturas com a classe.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.