Plano de aula de Geografia sobre os continentes e oceanos

Esse plano de aula de Geografia sobre continentes e oceanos fará com que os alunos trabalhem para compreender as principais áreas da Terra e das regiões geográficas.

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Há cerca de 400 milhões de anos o planeta Terra era constituído por apenas um continente: a Pangeia, que após milhões de anos foi fragmentada, dando origem a dois grandes continentes: Laurásia e Gondwana.

Com o movimento das placas tectônicas novos continentes foram surgindo, dando origem a configuração atual do planeta, formado por seis grandes continentes.

África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártida englobam o mapa-múndi.

Separados pelos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e os conjuntos de mares Glacial Antártico e Glacial Ártico, as características específicas dos continentes permitem compreender sobre o mundo.

Plano de aula – Continentes e Oceanos

TEMA: Continentes e Oceanos

OBJETIVOS:

Através do plano de aula sobre continentes e oceanos, os alunos serão capazes de:

  • Compreender que nosso país contém uma enorme variedade climática, características geográficas, cultura, além de possuir uma das maiores diversidades biológicas do planeta.
  • Entender que cada região do mundo é formada por diferentes climas, animais, cultura e geografia.
  • Distinguir e localizar no mapa os sete continentes e os principais oceanos.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Mapa-múndi;
  • Imagens da Antártica, Austrália, Brasil, China e Nepal;
  • PowerPoint que contém informações sobre clima, formas de relevo e vida animal dos países citados acima;
  • Lista com o nome dos países (disponível para download abaixo).

DESENVOLVIMENTO:

1. Pergunte se os alunos sabem o que significa cultura. Discuta quais respostas estão corretas e explique a definição.

Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

2. Questione os alunos sobre como a cultura, os animais e até mesmo as formas terrestres podem ser afetadas pelo clima.

3. No Power Point, mostre imagens da Antártida e pergunte aos alunos se eles sabem como é a cultura em um continente tão gelado como aquele. Explique que por ser um local muito frio e que poucas pessoas moram, é difícil descobrir muito sobre a cultura. Instigue os alunos a pensar sobre as vantagens e desvantagens de morar em um local tão remoto e conviver com um pequeno número de pessoas por um longo período de tempo.

4. Pergunte aos alunos quantos continentes existem. Faça um gráfico das respostas na lousa.

5. Pergunte aos alunos quantos nasceram no Brasil, em seguida, pergunte em que continente eles nasceram? Caso haja alguém que nasceu em outro local, pergunte o nome do país e se o estudante sabe o nome do continente.

6. Distribua o material disponível para download que contém os países e peça que os alunos respondam sobre o clima, formas de vida, animais e cultura. Demonstre como os alunos devem preencher. Eles colocarão fatos que estará no PowerPoint e de pesquisas próprias.

7. Deixe os slides com as informações PowerPoint visíveis para pesquisa.

8. Demonstre como os alunos podem procurar mais informações sobre os países e discuta com eles como as culturas seriam nesses países.

9. Mostre aos alunos um mapa do mundo em que os continentes estejam escritos, depois, dê aos alunos um mapa do mundo em branco para colorir e identificar os 7 continentes e 4 oceanos.

2. Solicita aos alunos que imaginem que estão visitando esses países. Peça que escrevam 2 semelhanças e 2 diferenças entre os costumes de um país e os seus.

AVALIAÇÃO:

Pergunte aos alunos:

  • O que você achou mais interessante sobre as culturas?
  • Como essas culturas são semelhantes a nossa? Como se diferem?
  • Que tipos de culturas existem no Brasil?

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