Plano de aula de História – Revoluções Inglesas – 8º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobra as Revoluções Inglesas que elaboramos para a sua turma do 8º ano ensino fundamental!
As Revoluções Inglesas foram eventos que se iniciaram em 1642, com a Revolução Puritana e a Guerra Civil, e terminaram em 1689, com a Revolução Gloriosa.
Essas revoluções marcaram o período em que a burguesia inglesa se destacou no meio econômico, político e social, iniciando uma fase de mudanças sociais e questionamentos do Absolutismo.
A burguesia conseguiu alcançar sua legitimidade política através de uma guerra civil e da participação do Parlamento.
A união dos parlamentares e dos burgueses promoveu o fim do Estado Absolutista na Inglaterra e modificou a estrutura política deste país que acabaria adotando a Monarquia Parlamentarista.
Veja o plano de aula de História sobre as Revoluções Inglesas direcionados para turmas do 8° ano do ensino fundamental!
Plano de aula de História – Revoluções Inglesas
TEMA: Revoluções Inglesas
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Compreender o contexto histórico que desencadeou as Revoluções Inglesas;
- Entender as principais características das Revoluções Inglesas;
- Compreender a criação da Monarquia Parlamentarista inglesa.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: computador, TV, notebook, projetor de vídeo;
- Folha branca;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Inicie a aula reproduzindo a seguinte imagem:
Faça as seguintes perguntas à turma:
- Vocês sabem me dizer por que esta mulher está usando uma coroa?
- Onde ela parece estar sentada?
- Vocês sabem seu nome?
- Ela é uma autoridade de qual país?
- Como ela conseguiu ascender ao trono deste país?
- Qual é o tipo de governo que possui uma rainha?
- Quais símbolos presentes na imagem vocês conseguem associar à monarquia?
- Qual é a função de uma rainha?
- Qual é a diferença entre o soberano e o presidente?
- Vocês sabem citar quais outros países possuem reis e rainhas?
- Quais países tiveram reis e rainhas e não possuem mais?
- Por que vocês acham que esses países deixaram de ter a monarquia como forma de governo?
Depois de analisarem esta imagem, diga que há alguns séculos atrás, houve as Revoluções Inglesas. Nesse momento, divida o quadro em duas partes e nomeie cada uma delas.
Na primeira parte, você falará sobre o contexto histórico que fez com que tais revoluções ocorressem. Destaque os seguintes pontos:
- Dinastia Tudor;
- Reforma Anglicana;
- Burguesia;
- Dinastia Stuart;
- Aumento de impostos para os burgueses;
- Dissolução do Parlamento.
Na segunda, você abordará as principais características da Revolução Puritana:
- Oliver Cromwell;
- Novo Exército Modelo;
- Diggers;
- Levellers;
- Decapitação do rei Carlos I;
- Restauração do Parlamento.
Aula 2
Na segunda aula, continue com a mesma metodologia. Divida o quadro em três parte e nomeie cada uma delas.
Na primeira parte, será explanada sobre a nova fase política vivida pelos ingleses: A República Inglesa.
- Proclamação da República inglesa;
- Oliver Cromwell;
- Dissolução do Parlamento;
- Período ditatorial comandado por Cromwell;
- Restauração da dinastia Stuart e do Parlamento.
Na segunda, aborde sobre como ocorreu a restauração da dinastia Stuart, escrevendo os seguintes tópicos:
- Perseguição religiosa;
- Dissolução do Parlamento;
- Morte do monarca Carlos II;
- Reativação do Parlamento;
- Aproximação do Rei Jaime II com a Igreja Católica.
Na terceira e última parte, explane sobre a Revolução Gloriosa e a criação da Monarquia Parlamentarista:
- Deposição de Jaime II;
- Guilherme de Orange (Guilherme III) ascende ao trono;
- Declaração de Direitos de 1689 (Bill Of Rights);
- Monarquia Parlamentarista.
ATIVIDADE:
Reproduza a seguinte imagem e analise-a junto à turma:
Em seguida, distribua o seguinte texto entre os estudantes: Fonte histórica revoluções inglesas, e solicite que eles escrevam um texto relacionando a imagem com a fonte histórica entregue.
Clique aqui e baixe o plano de aula sobre as Revoluções Inglesas em PDF!
Veja mais em:
- Plano de aula de História – Revolução Francesa – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Inconfidência Mineira – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil (1808) – 8º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.