Plano de aula de Matemática – Teorema de Pitágoras
Plano de aula para trabalhar a relação entre os catetos e a hipotenusa de um triângulo retângulo e deduzir a fórmula do Teorema de Pitágoras com muita naturalidade.
Apesar de conhecerem a famosa frase do Teorema de Pitágoras: “A hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos“, muitos estudantes não entendem o que ela realmente quer dizer.
O que acontece, na maioria das vezes, é que os alunos resolvem uma porção de exercícios substituíndo valores em uma fórmula que não faz sentido algum para eles.
Por isso, preparamos esse plano de aula para trabalhar a fórmula do Teorema de Pitágoras, com uma atividade em grupo que permitirá os alunos a verem a fórmula do teorema com muita naturalidade, entendendo a relação entre os catetos e a hipotenusa.
Plano de aula – Teorema de Pitágoras
TEMA: Relação entre os catetos e a hipotenusa
TEMPO SUGERIDO: Em torno de 45 minutos
OBJETIVOS:
- Verificar que a soma das áreas dos quadrados formados pelos catetos é igual a área do quadrado formado pela hipotenusa do triângulo retângulo;
- Deduzir a fórmula do Teorema de Pitágoras.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Uma folha de cartolina branca
- Lápis de escrever
- Lápis de cor ou canetinhas coloridas
- Régua
DESENVOLVIMENTO:
Para essa aula, o aluno deve ter conhecimento sobre triângulo retângulo e cálculo de área.
- Para iniciar, divida a turma em grupos de três alunos.
- Distribua ternos Pitagóricos entre os alunos de cada grupo. Por exemplo: (a = 5, b = 4, c = 3), (a = 7, b = 24, c = 25) e (a = 8, b = 15, c = 17).
- Instrua os alunos a desenharem com régua e lápis um triângulo retângulo com catetos a, b e c, de acordo com o terno Pitagórico recebido.
- Depois, eles devem desenhar três quadrados com lados formados por cada um dos catetos.
- Em seguida, eles devem fazer quadriculados em cada um dos quadrados.
- Peça para pintarem cada quadrado com uma cor diferente.
- Chegou o momento de calcular a área de cada um dos quadrados.
- Eles devem contar o número de quadradinhos em cada um dos três quadrados ou utilizar a fórmula da área do quadrado.
- Agora, peça para os alunos verificarem que a área do quadrado formado pela hipotenusa do triângulo retângulo é igual a soma das áreas dos quadrados formados pelos catetos.
25 = 16 + 9
- Ou seja,
5² = 4² + 3²
- Por fim, eles podem perceber a relação existente entre os lados de um triângulo retângulo:
a² = b² + c²
AVALIAÇÃO:
- Durante a aula, observe se os alunos conseguem compreeender a ideia que existe por trás da fórmula, através do cálculo das áreas dos quadrados.
- Observe, também, como eles trabalham em grupo para chegar a conclusão de que a relação vale para triângulos com medidas diferentes, já que cada aluno do grupo recebeu um terno pitagórico diferente.
- Após a atividade, pergunte se eles consideram a fórmula do teorema intuitiva e simples.
- Proponha exercícios sobre o teorema, explorando o que foi visto em aula.
Baixe em PDF! Plano de aula de matemática – Teorema de Pitágoras
Você também pode se interessar:
- Exercícios sobre Teorema de Pitágoras
- Plano de aula Explorando os sólidos e geométricos com as crianças – Educação Infantil
- Plano de aula – Ler, comparar e ordenar números – Educação Infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.