Plano de aula Meio Ambiente e Matemática
Devemos sempre integrar o ensino da matemática com diferentes áreas do conhecimento principalmente com temas tão transversais como educação ambiental e o meio ambiente.
Os impactos ambientais causados pelo homem no meio ambiente geram uma série de problemas como a contaminação e redução dos recursos ambientais, a redução da flora e da fauna, dentre outros. Todos esses temas podem ser ambientalizados ao currículo escolar.
A matemática pode ser estudada dentro de diversas áreas do meio ambiente, como: energias, relação alimento-população, clico da água, divisão e limitação de áreas, qualidade do ar, condições de vida, epidemiologia, astronomia e outros.
PLANO DE AULA MEIO AMBIENTE E MATEMÁTICA
TEMA:
- Meio Ambiente
DURAÇÃO:
- 3 dias inteiros
OBJETIVOS:
- Trabalhar o tema transversal Meio Ambiente na disciplina de Matemática;
- Sensibilizar e orientar os alunos quanto a necessidade de se preservar o meio ambiente;
- Aplicar conceitos de estatística.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Caneta
- Caderno
- Hidrocor
- Cartolina
DESENVOLVIMENTO:
A primeira etapa do projeto de meio ambiente e matemática seguirá os seguintes passos:
Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo ficará responsável pela apresentação dos seus dados obtidos. Na primeira parte da atividade, os alunos irão se juntar e fazer uma análise ambiental.
Cada grupo, acompanhado de um responsável (maior de 18 anos), irá contabilizar as árvores das ruas dos integrantes. Os alunos irão contar a quantidade de árvores das ruas onde eles residem. Será um total de 4 ruas por grupo, sendo 1 rua para
cada aluno. Cada árvore só poderá ser contabilizada uma única vez e só entrarão nos dados caso já sejam arvores adultas (maiores de 2 metros).
Os alunos deverão fazer uma qualificação das árvores. Peça para que ao observar a árvore veja o seu estado e classifique-a segundo um critério visual. Peça para que eles classifiquem as árvores em: a) muito bonita; b) bonita; c) feia. As árvores que estiverem floridas serão classificadas como muito bonita, as arvores que estiverem com suas folhas, mas sem flores serão classificadas como bonitas, e as árvores que não tiverem nem flores nem folhas serão classificadas como feias.
Com essa prática a primeira etapa da pesquisa será estabelecida. Ela deve ser marcada pelo entusiasmo dos alunos e todos devem participar ativamente coletando os dados. Busque incentiva-los sempre. Caso o aluno peça, tente acompanha-los na coleta.
A segunda etapa do projeto é a etapa de preparação e organização dos dados.
Peça para os alunos organizarem os dados em forma de tabela igual a imagem a seguir:
No campo da tabela Aluno, deve ser escrito os nomes dos alunos que coletaram. No campo quantidade de árvore, deve ser escrito a quantidade de árvores que foi observado na rua do aluno, e no campo classificação deve ser escrito a quantidade de árvores que foram classificadas como muito bonitas, bonitas e feias.
A terceira etapa do projeto será a etapa da apresentação dos dados. Reúna a turma em conjunto e peça para que cada grupo apresente os seus dados, um de cada vez. Cada grupo deve responder às seguintes perguntas:
- Qual rua teve mais árvores?
- Qual rua teve mais árvores muito bonitas?
- Qual rua teve mais árvores bonitas?
- Qual rua teve mais árvores feias?
- Você observou animais nas árvores? Se sim, foi em árvores muito bonitas, bonitas ou feias?
- Para o grupo, qual a importância da manutenção das árvores no meio ambiente?
- O que o grupo achou do trabalho?
Ao final do trabalho discuta com os alunos a importância do trabalho. Explique para eles como a obtenção e análise dos dados matemáticos pode ajudar o entendimento.
O projeto irá possibilitar a reflexão sobre a necessidade de trabalhar atitudes positivas para a conservação do Meio Ambiente e desenvolver conteúdos matemáticos ligados ao tema meio ambiente. Verifica-se que a disciplina de Matemática pode vir a ser um importante veículo de conscientização dos jovens para a necessidade da preservação do meio ambiente.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa aula será feita através da participação completa dos alunos com o projeto. Para obtenção das notas, o aluno deve participar das três etapas.
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