Plano de aula – Os usos do petróleo – 4º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre os usos do petróleo que elaboramos para a sua turma do 4° ano do ensino fundamental!
O petróleo é um óleo mineral natural que é utilizado como combustível. Por ser um combustível fóssil, ele é uma mistura de compostos orgânicos que se originam da decomposição de animais marinhos que foram soterrados milhares de anos atrás.
Pode ser encontrado no solo, no fundo do mar e em rochas sedimentares. Suas jazidas possuem idades entre 10 e 500 milhões de anos.
O petróleo é um elemento inflamável, isto é, ele é capaz de produzir fogo com facilidade. Por isso a sua manipulação deve ser comedida e feita somente por especialistas.
Atualmente, ele é visto como um dos principais recursos naturais que disponibilizam fonte de energia. A sua exploração ganhou expressividade no século XIX, com a criação de motores que funcionam a partir do consumo de óleo diesel ou gasolina.
Compreendendo a importância do petróleo para o desenvolvimento tecnológico da sociedade, a equipe do Escola Educação elaborou o plano de aula intitulado: Os usos do petróleo para turmas do 4º ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Os usos do petróleo
TEMA: Os usos do petróleo.
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos.
OBJETIVOS:
- Explicar o que é o petróleo;
- Mostrar de onde esse recurso natural vem;
- Falar sobre a sua importância;
- Alertar para o uso excessivo do petróleo;
- Mostrar a importância de se preocupar com a natureza;
- Promover a criatividade e o senso de responsabilidade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Vídeo;
- Para reproduzir o vídeo: computador, TV, projetor de vídeo, notebook;
- Folha branca;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas aos estudantes:
- Como vocês vieram à escola?
- Como vocês vão embora?
- Quando vocês chegarem em casa, o que irão fazer?
- Vocês amam balas, pirulitos e principalmente, chicletes, certo? Como vocês acham que o chiclete é feito?
- E os brinquedos com os quais vocês se divertem, eles são feitos de plástico. Vocês sabem de onde vem o plástico?
Feito isso, espere que eles respondam todas as perguntas da maneira deles. Em seguida, apresente as seguintes respostas:
Resposta das perguntas 1 e 2
Diga que tanto os alunos que vieram de carro, quanto os que vieram de ônibus, bicicleta ou a pé, precisaram de um elemento mineral muito importante para a sociedade: o petróleo.
Ele é a base do combustível que move os carros e ônibus, assim como é a base da borracha do pneu da bicicleta e do asfalto da rua. Por isso que, independente da forma como você chega ou vai embora da escola, o petróleo está presente na sua locomoção.
Resposta da pergunta 3
Vocês se alimentam quando chegam em casa, certo? Pois bem, o gás de cozinha, responsável por acender o fogo que vai esquentar a comida que você vai comer, é feito graças ao petróleo.
Resposta da pergunta 4
Vocês sabiam que os chicletes que vocês tanto amam mascar tem sua base no petróleo? O chiclete é feito com borracha sintética e parafina, elementos derivados do petróleo.
Resposta da pergunta 5
O plástico que reveste os brinquedos que vocês brincam também são derivados do petróleo.
Vocês perceberam o quanto esse recurso natural faz parte da nossa vida? Ele é a base de inúmeros objetos e fontes de energia.
Em seguida, reproduza o vídeo: De onde vem? Para onde vai? – petróleo, disponível no YouTube:
Após a reprodução, pergunte aos estudantes o que eles aprenderam com o vídeo. Feito isso, solicite que eles façam um texto descrevendo as utilidades do petróleo, mas como o seu uso desmedido pode prejudicar os seres humanos.
Veja mais em:
- Plano de aula – As navegações em diferentes tempos – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula Brincadeiras do folclore – Resgatando brincadeiras folclóricas
- Plano de aula – Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários – 4º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.