Plano de aula – Identificando palavras que rimam – Educação Infantil

As rimas são recursos linguísticos que compõem múltiplas produções literárias. Confira sugestões para levar o tema para as aulas.

As rimas são recursos linguísticos que compõe múltiplas produções literárias.

Elas são constituídas através da semelhança sonora das palavras no final dos versos e, às vezes, no interior deles (rima interna).

No que se refere à educação infantil, as rimas podem contribuir para o aumento do vocabulário das crianças, melhoria da memorização, além de diverti-las.

Uma excelente ramificação das rimas voltadas para a infância é a parlenda. A parlenda é uma ótima produção para se trabalhar com as crianças, visto que é um sistema educativo que faz parte da literatura oralizada e do folclore do Brasil.

Considerando estes aspectos, leia abaixo um plano de aula voltado para identificar palavras que rimam com ajuda das parlendas.

Plano de aula – Identificando palavras que rimam

TEMA: Identificação das palavras que rimam – Parlendas

OBJETIVOS: 

  • Levar as crianças a compreenderem o que são rimas e parlendas;
  • Possibilitar que os pequenos tenham contato com as parlendas mais famosas;
  • Promover maior socialização através da leitura de parlendas e trabalhos em grupos.

DESENVOLVIMENTO:

Duração: Duas aulas

Aula 1:

  • Convidar as crianças a se sentaram em roda.
  • Iniciar a aula com a contextualização das palavras que rimam.
  • Logo em seguida, tentar sondar o conhecimento dos pequenos sobre rimas.
  • Depois, adentrar nas parlendas. Dizer o que são e dar exemplos.
  • Levar para a sala os principais exemplos escritos em cartolina, dois ou três bastam.
  • Pedir à turminha que recite coletivamente as parlendas exemplificadas.
  • Após a recitação, conversar com as crianças sobre a estrutura, as sequências das palavras e a versificação dessas parlendas.
  • Depois, dividi-los, preferencialmente, em quatro grupos e propor a elaboração de parlendas.
  • Frisar que as rimas deverão estar bem destacadas em parlendas criativas.
  • Dizer, ainda, que essas parlendas serão construídas em sala na próxima aula.

Aula 2:

  • Retomar os aspectos levantados na aula anterior.
  • Reagrupar os pequenos.
  • Supervisionar a produção das parlendas. Dar dicas e boas sugestões, mas tentar não tirar a autonomia das crianças.
  • Distribuir cartolinas e dizer que as produções devem ser registradas nelas, pois serão expostas nas paredes da escola.
  • Reservar, aproximadamente, 35 minutos iniciais da aula para a criação das parlendas.
  • Ao findar este tempo, pedir para cada grupo ler suas parlendas.
  • Observar a marcação das rimas.
  • Depois, expô-las nas paredes da escola. Servirá de incentivo à leitura!

RECURSOS NECESSÁRIOS:

Para cada grupo reserve

  •  1 cartolina
  •  1 fita adesiva
  •  1 caixa de lápis de cor

O professor também deverá providenciar uma cartolina para si.

AVALIAÇÃO:

Seria interessante o professor considerar como nota extra a produção das parlendas e a participação dos alunos. Mas isso é um critério pessoal do docente, portanto, deixamos apenas como sugestão.

Leia mais:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.