Plano de aula sobre o Carnaval – Educação Infantil

Plano de aula para ser desenvolvido no período que corresponde ao Carnaval.

0

Essa postagem é uma sugestão da equipe Escola Educação para o seu plano de aula sobre o Carnaval. A ideia é que ele seja trabalhado com os alunos dos anos iniciais.

O Carnaval é uma celebração nacional de data móvel, ou seja, cada ano ele ocorre em um período diferente mas sempre 47 dias antes da Páscoa (que também possui data móvel). Com isso, a data para que ocorra essa festividade é de acordo com a tradição católica.

TEMA: Carnaval

ANO: 1° ano do ensino fundamental I

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Valorizar a cultura brasileira no âmbito escolar;
  • Trabalhar a temática com atividades lúdicas (música, dança);
  • Estimular a criatividade do educando e promover pinturas artísticas;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Promover a adaptação e sociabilização do educando no ambiente escolar.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartolina ou papel pardo (a sua escolha);
  • Pincel para quadro branco (canetão);
  • Máscaras de carnaval impressas;
  • Lápis de cor, tinta, giz de cera, glitter (ferramentas que possibilitem o aluno colorir sua máscara);
  • Som.

DESENVOLVIMENTO:

  • Faça uma rodinha com os alunos e converse com eles sobre o carnaval. Faça perguntas como: Vocês sabem o que é o carnaval? O que vem à cabeça de vocês quando essa palavra é dita? Quais músicas lembram o carnaval?
  • Selecione uma marchinha. Aqui trabalharemos com a marchinha Mamãe Eu Quero e coloque a música para tocar (os alunos permanecerão sentados na rodinha).
  • Após tocada a música, pegue a cartolina ou papel pardo e o encaminhe para o meio da rodinha.
  • Junto com os alunos comece a escrever a letra da música (letras grandes) pedindo que eles falem a forma como cada palavra é escrita (caso eles ainda não saibam, peça que repitam cada palavra da música que você disser).
  • Com a cartolina pronta, pegue alguns giz de cera e chame um aluno por vez para colorir a primeira letra do nome dele que estiver inserida no início de alguma palavra da música. Por exemplo, se a aluna se chama Mariana, então ela terá que colorir a letra M de Mamãe.
  • Caso tenha algum aluno que não possua a letra do seu nome no início de alguma palavra da música, peça para ele colorir qualquer letra que tenha em seu nome. Por exemplo: O aluno se chama Heitor, peça para ele colorir palavras que possuam as letras E, I, T O, R: “Mamãe ou quero”
  • Estenda o papel pardo em algum local da sala e cante com os alunos a marchinha apontando as palavras cantadas no papel.
  • Pergunte aos alunos qual a sensação que essa marchinha gerou: Ficaram felizes? Empolgados? O que ela dá vontade de fazer?
  • Peça que cada um sente no seu lugar e distribua as máscaras impressas para que cada um colora à sua maneira.
  • Com as máscaras prontas, coloque-as em cada aluno e curta um bailinho de carnaval na sua sala, enquanto vocês ouvem marchinhas diversas tocando. Divirtam-se!

ATIVIDADES INTERATIVAS:

  • Colorir a letra do nome
  • Pintar as máscaras
  • Cantar
  • Dançar

Veja mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.