Plano de aula – Importância da preservação das florestas brasileiras – 2º ano do Ensino Fundamental

Nessa aula, os alunos irão aprender a importância das florestas para nossa vida.

0

A biodiversidade brasileira é a maior do planeta Terra, isso quer dizer que temos em nosso país o maior número de espécies diferentes que existem nesse planeta.

Apesar disso, muitas espécies já desapareceram ou estão ameaçadas de extinção.

O processo de extinção pode ser causado por diversos fatores, como mudanças climáticas no ambiente, dificuldades reprodutivas e, também, pelo fator mais preocupante de todos atualmente: a presença do homem. 

Nossa espécie faz parte do meio ambiente e precisa aprender a conservá-lo para que a vida na Terra continue sendo possível.

O desmatamento desenfreado, as queimadas e captura de animais são as principais causas da destruição das florestas.

Preparamos um plano de aula sobre florestas brasileiras para que você discuta com seus alunos a importância de conservá-las. Aproveite para baixar o conteúdo em PDF!

Plano de aula – Florestas brasileiras: Qual a importância de preservar?

TEMA: Florestas brasileiras

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 50 minutos cada.

OBJETIVOS:

  • Compreender a diferença entre preservação e conservação ambiental.
  • Entender os problemas causados pelo desmatamento.
  • Discutir as consequências da destruição de áreas verdes.
  • Identificar o ser humano como componente do meio ambiente.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data show
  • Jornais com reportagens sobre florestas, desmatamentos e queimadas
  • Papel A4 e lápis de cor.

DESENVOLVIMENTO:

Primeira aula

  1. Explique aos alunos a diferença entre preservação e conservação ambiental.
  2. Contextualize os alunos sobre a conservação ambiental no estado em que moram. Mostre reportagens sobre o corte de árvores e queimadas ilegais na região.
  3. Levante questões problematizadoras para abrir a discussão com os alunos. Pergunte a eles se acham que existe muito desmatamento na região onde moram e quais são as consequências disso.
  4. Mostre aos alunos que a madeira é proveniente das árvores e, também, que o papel é proveniente da madeira.
  5. Observem produtos na sala de aula que são feitos de madeira e conversem sobre o uso sustentável deles.
  6. Relacione o uso desses produtos no nosso dia com a conservação das florestas.

Segunda aula

  1. Relacione as florestas com o ciclo da água.
  2. Questione os alunos sobre o uso sustentável da água.
  3. Mostre a eles que a conservação das florestas no nosso país é importante para que exista água doce disponível.
  4. Peça para que os alunos façam charges, ou histórias em quadrinhos, nas folhas A4 para mostrar a importância de não desmatar ou provocar queimadas nas nossas florestas. Se possível, cole os desenhos no mural da escola.

AVALIAÇÃO:

As discussões durante a aula e a produção de charges e histórias em quadrinhos podem ser usadas como meio de avaliação para o aprendizado.

Clique aqui para baixar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.