Plano de aula – Proclamação da República – Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre a Proclamação da República que elaboramos para a sua turma do ensino fundamental.
A Proclamação da República no Brasil ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, através de um golpe de Estado liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca.
Por ser um dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil, o dia da proclamação é feriado nacional.
Sendo assim, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre a Proclamação da República direcionado para turmas do ensino fundamental.
Plano de aula – Proclamação da República do Brasil
TEMA: Proclamação da República
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Diferenciar monarquia de república;
- Explicar o processo que desencadeou na proclamação da república;
- Mostrar as consequências da proclamação da república.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro/lousa;
- Giz/pincel;
- Charges;
- Para reproduzir as charges: TV, computador, projetor de vídeo.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Inicie a aula escrevendo no quadro o seguinte: “participação popular na política”. Em seguida, peça para que os estudantes leiam em voz alta.
Feito isso, pergunte o que esta frase quer dizer. Depois que toda a turma se manifestar, circule cada palavra e explique o seu significado.
Então, pergunte aos estudantes:
- De que forma as pessoas podem participar da política?
- Somente no período eleitoral por meio dos votos?
- A política só deve ser debatida durante as eleições?
- Qual é a importância da política?
Em seguida, pergunte aos estudantes se eles sabem diferenciar o sistema monárquico do republicano, defina cada um. Nesse momento, seria interessante você selecionar alguma imagem de reis/rainhas que governem algum país e do então presidente do Brasil.
Feito isso, explique que o Brasil já foi uma monarquia, isto é, já foi governado por reis. No entanto, eles foram tirados do poder por não conseguirem atender mais às demandas do nosso país.
Pergunte à turma: Como vocês acham que a Família Real deixou de governar o Brasil?
Em seguida, explique como ocorreu o processo de Proclamação Da República do Brasil, incluindo as causas e consequências do acontecimento.
Aula 2
Inicie a segunda aula reproduzindo a seguinte charge à turma:
Pergunte aos estudantes o que eles entenderam. Em seguida, faça as seguintes perguntas:
- Quais foram as principais causas da Proclamação da República?
- Após a proclamação, os políticos deixaram de ter privilégios?
- Analisando a forma como o garoto está vestido, vocês acham que ele se insere em qual classe social?
- O que o garoto quis dizer com a frase: “os políticos vivem como reis?”
- Será que a proclamação ocorreu para o bem da nação ou somente para atender os anseios dos mais ricos?
- Podemos afirmar que o Brasil, após a adoção do sistema republicano, tornou-se um país mais igualitário? Por quê?
Por fim, reproduza a seguinte charge à turma:
Convide-os a pensar como a Proclamação da República seria anunciada à população caso ela tivesse ocorrido atualmente.
Em seguida, solicite que eles escolham qualquer rede social e reproduzam a forma como a proclamação seria anunciada caso eles fossem os porta-vozes da notícia.
Veja mais em:
- Plano de aula – Consciência negra – Ensino Fundamental
- Plano de aula – Cultura negra – Ensino Fundamental
- Plano de aula – Dia das Mães – Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.