O que é política?

A origem da política está relacionada a Grécia Antiga, após a formação das cidades-Estado. O modelo grego acabou por influenciar o modo da política atual.

0

Falar de política é algo complicado, não é mesmo? Principalmente nos dias atuais, em que ocorrem vários conflitos, no Brasil e em outras partes do mundo, em decorrência de fatores sociais e econômicos.

No entanto, precisamos entender que o conceito de política, assim como sua aplicabilidade na sociedade, é de extrema importância para visualizar a conjuntura.

Antes de tudo, vamos analisar a origem da palavra política, que é derivada do termo grego politiké:

Polis (cidade) + Tikos (bem comum) = governo da cidade para o bem comum dos cidadãos.

Desse modo, a política nada mais é do que o consenso para uma convivência saudável de todos integrantes da comunidade. É nesse sentido que ela se torna necessária, por nos caracterizarmos como seres sociais que vivem em grupos.

Portanto, embora a palavra política esteja atrelada ao ato de governar e decidir, intimamente ligada ao Estado, ela também pode referenciar organizações e administrações de instituições, assim como relacionamentos pessoais dentro de casa.

Origem da política

Escola de Atenas
Escola de Atenas.

A origem da política está atrelada ao cenário da Grécia Antiga, após a constituição das cidades gregas denominadas como cidades-Estado, em um contexto de governo parecido com o que hoje chamamos de política.

A democracia ateniense, um registro pioneiro na política e na democracia, surgiu depois das classes sociais populares se articularem para participar ativamente nas decisões da cidade de Atenas.

O filósofo grego Aristóteles foi um dos grandes contribuintes para a compreensão e o estudo da política. Estudioso da Academia de Platão, em Atenas, ele se consolidou como um dos filósofos mais populares.

Vale destacar que o modelo grego refletiu sobre alguns conceitos da política atual, tais como: a igualdade de todos perante a lei, o direito ao voto, o direito a participação nas assembleias e decisões, e reformas sociais.

Formas de governo

Aristóteles colaborou de diversas formas para a política, sendo esse um dos seus principais campos de estudo. Inclusive, muitas ideias suas podem ser localizadas no livro A Política.

Também deve-se ao filósofo as diferentes formas de governo, sendo elas a República, Monarquia e Aristocracia.

No contexto atual, os principais sistemas de governo são:

  • Presidencialismo (Argentina, Brasil, Bolívia, Estados Unidos, México, Paraguai, Uruguai, etc.);
  • Parlamentarismo (Alemanha, Austrália, Canadá, Índia, Japão, etc.);
  • Semipresidencialismo (França, Portugal, etc.);
  • Monarquia (Espanha, Holanda, Inglaterra, Suécia, etc.).

Partidos políticos

Define-se como partido político um grupo organizado de pessoas com ideias e ideologias políticas próximas visando representar um modo de pensar.

Além disso, um partido possui como intenção selecionar pessoas para ocupar um cargo público político representando aqueles que lhe elegeram. Na Justiça Eleitoral, o registro de partidos políticos é necessário para que a democracia representativa continue em andamento.

Em síntese, no mundo ocidental, os partidos políticos se dividem em direita, centro e esquerda.

Políticas públicas

As políticas públicas são um modo prático de fazer política por meio de medidas adotadas pelos governos em prol da garantia dos direitos consolidados na Constituição Federal ou em outras legislações.

Desse modo, programas sociais de assistência aos cidadãos, benefícios sociais e demais ações das esferas municipal, estadual e federal são tidas como políticas públicas.

Elas possuem o intuito único de trazer melhorias para a vida dos cidadãos e podem abranger diferentes áreas, como a educação, saúde, moradia, transporte, lazer, inclusão social, entre outros.

Ciência política

A ciência política é um campo do saber pertencente às ciências sociais. A ciência política estuda os sistemas de governo e os modos de organização da sociedade.

Ela abrange inúmeros fatos, tais como as formas de organização social, os fenômenos sociais, os diferentes sistemas de administração e de governo, assim como os comportamentos e relacionamentos políticos.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.