Plano de aula – Relato oral como fonte de análise histórica – 3º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre relato oral como fonte de análise histórica que elaboramos para a sua turma do 3° ano do ensino fundamental!
As fontes históricas são vestígios do passado que possibilitam que o historiador pesquise determinado tema. Assim, elas são de fundamental importância, pois permitem que a pesquisa histórica seja desenvolvida.
Até o século XIX, pesquisadores defendiam que as fontes históricas, isto é, os documentos do passado que eram “dignos” de serem pesquisados eram somente as fontes escritas oficiais. Com isso, o trabalho do historiador era limitado a estudar somente os documentos escritos de cunho oficial.
A partir do século XX, surge uma nova leva de historiadores que passa a defender que fonte histórica é tudo o que é produzido pelo ser humano desde antes da invenção da escrita. A partir de então, fontes de natureza oral, como depoimentos e entrevistas passam a ser tão importantes quanto as fontes escritas.
Crenças, tradições, costumes, músicas, vestuário, objetos, filmes, obras de arte, enfim, tudo o que foi produzido pelo homem pode ser compreendido como fonte histórica.
Sendo assim, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre relato oral como fonte de análise histórica para turmas do 3° ano do ensino fundamental, com o objetivo de valorizar depoimentos, relatos, entrevistas, diálogos e narrativas como elementos indispensáveis para a pesquisa histórica.
Plano de aula – Relato oral como fonte histórica
TEMA: Relato oral como fonte de análise histórica
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Explicar o que são fontes históricas;
- Exemplificar as fontes históricas;
- Salientar a importância das fontes históricas para qualquer pesquisa;
- Evidenciar que diálogos são fontes históricas;
- Desenvolver a linguagem e escrita.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Vídeo;
- Para reproduzir o vídeo: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
- Folha branca;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Inicie a aula explicando à turma, de forma bastante simples, o que são fontes históricas. Dê exemplos:
- Cartas
- Esculturas
- Pinturas rupestres
- Vestuário
- Lendas
- Relatos
- Documentários
- Entrevistas
Em seguida, selecione alguns materiais disponíveis em sala de aula, como mesas, cadeiras, quadro, lápis, borracha e pergunte aos estudantes quais destes objetos podem ser considerados “fontes históricas”.
Então, explique que todos os itens são fontes históricas. Esse momento é importante, pois você conseguirá identificar quais alunos realmente compreenderam o real significado da expressão.
Em seguida, selecione alguma história ou lenda para ler para a turma. Indicamos as seguintes:
- Lenda do Barba Ruiva
- Lenda do Papa-figo
- Lenda da Mãe do Ouro
- Lenda da Iara
- Lenda do Curupira
- Lenda da Caipora
Leia a lenda e pergunte se o que você leu pode ser considerado uma fonte histórica e o por quê.
Depois que todos se manifestarem, explique o motivo das lendas serem fontes históricas e a sua importância para compreender a sociedade em que ela se insere.
Saliente que as fontes históricas auxiliam na investigação de determinado tema. Diga que as histórias, lendas e conversas podem ser usadas para ajudar na pesquisa de algo.
Nesse momento, reproduza o vídeo Charlie entrevista a Luna, disponível no canal do Show da Luna, no YouTube.
Analise com a turma a entrevista realizada por Charlie:
- Por que Charlie resolveu entrevistar a Luna?
- O que Charlie e Luna têm em comum?
- O que ele tem interesse em saber sobre a Luna?
Saliente que a entrevista realizada por ele é uma fonte histórica, pois os diálogos podem auxiliar em determinadas pesquisas.
Aula 2
Na segunda aula, divida a turma em grupos de dois e proponha que um estudante pesquise a vida do outro. Pergunte o que eles devem fazer para saber mais sobre a vida do colega.
Caso nenhum estudante apresente a proposta correta, diga que a melhor forma de descobrir mais sobre qualquer coisa, é pesquisando e, neste caso, a pesquisa será desenvolvida a partir de uma entrevista.
Retome a aula anterior e pergunte como uma entrevista deve ser realizada. Em seguida, dê alguns minutos para que os estudantes se organizem e realizem as entrevistas.
Depois desta atividade, pergunte à cada grupo o que eles descobriram sobre a vida do outro. Por fim, solicite que eles escrevam um texto narrando a vida do colega a partir da entrevista realizada.
Saiba mais em:
- Plano de aula – Músicas, danças e festas da África – 3º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Culinária tradicional brasileira – 3º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – O patrimônio cultural do Brasil – 3º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.