Plano de aula – Músicas, danças e festas da África – 3º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre músicas, danças e festas da África que elaboramos para a sua turma do 3° ano do ensino fundamental!

0

Sabemos que a cultura africana é bastante vasta e diversificada, possuidora de uma riqueza imaterial inexplicável que pode ser explicada pela quantidade de etnias – cada uma com suas especificidades – presentes no continente africano.

Além disso, por ser o território há mais tempo habitado do mundo, a África foi marcada pela influência de povos externos, tais como os do Oriente Médio e Europa.

Os fatores migratórios, aliados à colonização europeia e à pluralidade étnica fizeram com que este continente comportasse diversos idiomas, crenças, costumes e tradições.

Por isso, a cultura africana deve ser compreendida a partir da sua pluralidade. Sendo assim, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre música, danças e festas da África para a sua turma do 3° ano do ensino fundamental. Vamos conferir?

Plano de aula – Músicas, danças e festas da África

TEMA: Músicas, danças e festas da África

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada.

OBJETIVOS:

  • Mostrar a diversidade cultural existente no mundo;
  • Valorizar a cultura africana;
  • Mostrar a amplitude da África;
  • Evidenciar a pluralidade da cultura africana;
  • Promover o respeito à cultura africana;
  • Desenvolver a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Vídeo;
  • Imagens;
  • Para reproduzir os vídeos e imagens: projetor de vídeo, notebook, TV, computador;
  • Folha branca;
  • Lápis de cor.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Inicie esta aula perguntando qual estilo de música os estudantes mais gostam. Caso eles não saibam o que são “estilos musicais”, selecione algumas músicas do sertanejo, rock, samba e pergunte o que as diferenciam.

Feito isso, deixe que eles se manifestem sobre os estilos musicais que mais os agradam. Em seguida, diga que cada região do mundo possui seus estilos musicais próprios.

Com o auxílio do mapa-múndi, mostre-lhes onde se situa o continente africano. Aponte para o local e diga algumas características do mesmo. Exemplo: quantos países o compõem, quantos habitantes possuem no continente, como é a vegetação, o clima, a língua.

Depois de mostrar alguns aspectos gerais da África, comece a falar sobre sua cultura. Neste momento, é importante você explicar o significado do termo cultura.

Em seguida, selecione uma canção de algum músico africano e coloque para tocar para a turma. Sugerimos a música do artista Eddy Kenzo, que se chama Sitya Loss, disponível no YouTube. Explique que este cantor é de Uganda, mostre a localização deste país no continente africano.

Coloque a música para tocar e convide a turma para dançar com você. Escolha mais algumas canções africanas com o intuito de mostrar a variedade musical da África. Seria interessante selecionar músicas de diferentes localidades do continente.

Depois de dançarem embalados por estas músicas, diga que cada região do mundo tem a sua forma de dançar. Explique que cada estudante dançou ao seu modo, porém, todos dançaram com passos comuns em nosso país.

Feito isso, diga que existem danças que são mais praticadas no continente africano. Sugerimos a dança disponível no YouTube, no canal ILOVEKUDUROTV, do grupo Afro-Panico Matimba.

Assim como você fará com as músicas, selecione mais danças típicas da África para passar à sua turma.

É interessante, tanto no momento da reprodução da música quanto da dança, que você pesquise a origem destas expressões artísticas e repasse à turma.

Em seguida, selecione alguma das músicas que você passou para a turma e solicite que eles criem coreografias para a música. Divida a turma em grupos de 4/5 estudantes.

Aula 2

A segunda aula será norteada pelas festas da África. Pesquise quais festas ocorrem no continente. Nossa equipe selecionou três festivais que ocorrem em diferentes países africanos. São eles:

  1. HIFA – Zimbábue
  2. Gnaoua – Marrocos
  3. Amani Festival – Congo

Estes festivais possuem algumas características em comum, como a promoção da cultura como forma de unificar e levar esperança ao povo de seu país. Selecione imagens e fale um pouco sobre o objetivo de cada um deles.

Em seguida, proponha aos estudantes que idealizem algum festival com objetivos específicos, por exemplo, a erradicação da fome, fim das desigualdades sociais, acesso amplo à educação, etc.

Exemplificamos temas que podem te ajudar a orientá-los. É importante que eles exponham seus objetivos com suas próprias palavras.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.