Plano de Aula sobre Evolução dos Seres Vivos – 7º Ano

Nessa aula você poderá mostrar aos alunos como a teoria da evolução proposta por Darwin se aplica ao desenvolvimento humano ao longo da história da terra.

Até o século XVIII acreditava-se que a criação dos seres vivos era baseada no criacionismo, que dizia que um ser divino tinha criado todas as espécies da forma que são. Mas com o passar dos anos essa ideia foi caindo por terra com as novas e convincentes noções do evolucionismo.

A evolução é o processo natural de mudança e adaptabilidade dos seres vivos devido as modificações no meio. Essa teoria foi ainda mais fundamentada com a obra do francês Charles Darwin.

TEMA:

  • Evolução dos seres vivos

DURAÇÃO:

  • 2 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Explicar a importância de Charles Darwin na evolução;
  • Entender o que significa seleção natural;
  • Discutir semelhanças comportamentais entre humanos e primatas;
  • Entender o que significa ancestral comum.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show;
  • Alto-falante;
  • Acesso à internet;
  • Trechos do diário de Charles Darwin (Livro O Diário do Beagle);
  • Vídeo RESUMO SOBRE EVOLUÇÃO – QUER QUE DESENHE – DESCOMPLICA.

DESENVOLVIMENTO:

Para o melhor desempenho dessa atividade, siga o passo a passo proposto a baixo:

1. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar de Charles Darwin e o que sabem sobre ele. Diga aos alunos que Charles Darwin foi um cientista britânico que viajou ao redor do mundo.

2. Diga aos alunos que Darwin, Darwin observou plantas, animais e características geológicas na América do Sul e em torno da América do Sul e na Austrália, e registrou suas observações em um diário

3. Distribua duas partes do livro O Diário do Beagle (Material deve ser impresso e distribuído a todos os alunos).

4. Divida a turma em dois grupos iguais e peça para eles fazerem a leitura dos trechos Buenos Aires, Argentina: 34ºS, 59ºW 24 de agosto de 1833 e Ilhas Galápagos, Equador: 0ºS, 90ºW 15 de setembro de 1835.

5. Incentive os alunos a perguntar.

6. Peça aos alunos para sublinhar qualquer parte do texto que cite a aparência dos indivíduos dentro das espécies.

7. Peça a cada grupo para apresentar um breve resumo do trecho designado

8. Certifique-se de que os seguintes conceitos sejam abordados:

  • Compartilhamento de características semelhantes dos animais mesmo em locais diferentes
  • Qualquer local parecia abrigar muitas espécies.
  • Os animais no continente eram semelhantes, mas não idênticos, aos animais das ilhas.
  • Várias espécies se adaptaram perfeitamente a seus ambientes.

9. Pergunte aos alunos se, neste ponto, eles têm alguma própria teoria.

10. Explique aos alunos que para Darwin, essas observações fizeram com que ele desenvolvesse a ideia de que muitas espécies poderiam ser originarias de uma espécie original, a qual ele chamou de ancestral comum. Ele achava que as espécies podiam mudar – ou se adaptar – com o tempo.

11. Continue a explicação dizendo que Eventualmente Darwin chegou à ideia de que a chave para a evolução era a variação, ou diferentes características dentro de uma espécie. Ele observou que dentro de uma espécie os indivíduos tinham características variadas, como a cor dos olhos nas pessoas. Darwin observou que algumas características não eram passadas às próximas gerações, o que ele chamou de seleção natural.

12. Passe o vídeo abaixo:

RESUMO SOBRE EVOLUÇÃO – QUER QUE DESENHE

AVALIAÇÃO:

  • Peça para os alunos fazerem, em suas casas, um resumo do que aprenderam na aula.
  • Peça para que eles releiam o trecho do livro lido e para que eles revejam o vídeo.
  • Estabeleça um prazo de 1 semana para a entrega do resumo.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.