Plano de Aula sobre o Meio Ambiente – 5º Ano
Nessa aula os alunos conseguirão aprender sobre a lista de animais ameaçados em extinção e a sua importância para o meio ambiente.
Devido aos impactos ambientais causados pelo homem, cada vez mais as espécies vêm sofrendo. Perdem habitats, perdem alimento, perdem qualidade de vida e em muitos casos a própria vida. Infelizmente, o homem tem a capacidade de eliminar do planeta diversos seres vivos.
Mas também há alguma esperança. Existem diversas formas de se evitar a eliminação de inteiras espécies. Uma delas é a lista de animais em extinção. Essa lista tende a fornecer uma proteção maior a essas espécies fazendo com que leis e decretos intercedam diretamente na sua proteção.
TEMA:
- Meio ambiente e as espécies em extinção
DURAÇÃO:
- 3 aulas de duração de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Incentivar a imaginação do aluno;
- Desenvolver um senso de preservação de ambiental;
- Conscientizar sobre a importância dos animais;
- Incentivar a leitura e a interpretação de texto.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Data Show;
- Imagens sobre animais em extinção;
- Texto impresso em folha A4;
- Lápis Colorido.
DESENVOLVIMENTO:
1. A atividade será dividida em três partes. Cada parte corresponde a uma aula de 50 minutos.
Na primeira parte o professor deve começar utilizando argumentos teóricos para explicar a importância dos animais na vida na terra.
Utilize o data show com algumas poucas palavras para ajudar na fixação do que você acha importante, mas lembre-se: nesse primeiro momento o conteúdo deve ser leve.
Explique sobre alguns conceitos, como: Habitat, ecossistema e extinção. Não esquece de dizer que a extinção é um processo natural, mas que por conta das atividades humanas ela tem-se acelerado. Isso irá gerar uma discussão na sala, os alunos vão querer falar sobre animais que eles já ouviram que estão em extinção ou que já foram extintos.
Caso você tenha acesso a internet na sala de aula, mostre imagens desses animais. A turma ficará entusiasmada.
2. Agora o professor deve utilizar o texto que já deve ter sido imprimido. Você deve entregar ao aluno nesse momento.
A turma ficará nesse momento em seus lugares e sentados.
Escolha 3 alunos para serem os leitores dessa atividade. Deixe que cada uma leia 1/3 do texto e vá acompanhando. Tente não interromper, mas grave no texto com o lápis partes que você achar necessário. Partes em que se necessita alguma explicação. Peça para os alunos fazerem o mesmo com os lápis que eles têm em mãos. O texto deve ser esse:
O urso polar faz a lista
Na primavera de 2008, o urso polar foi colocado na lista de espécies ameaçadas de extinção. De acordo com a Lei de Espécies Ameaçadas dos EUA, uma espécie em extinção é um animal, planta ou qualquer outro tipo de vida selvagem que pode estar em risco de extinção em seu habitat natural. Os ursos polares já haviam sido categorizados como uma espécie ameaçada, que a Lei de espécies Ameaçadas define como uma espécie que provavelmente ficará em perigo; em um futuro previsível.
O urso polar é o primeiro animal classificado como ameaçado de extinção devido principalmente ao aquecimento global. O aquecimento global é uma forma de mudança climática causada pelo aumento dos níveis de gases de efeito estufa que ficam presos na atmosfera. Aquecedores a óleo e gás, motores a óleo ou gasolina (ou gasolina) e usinas de eletricidade movidas a carvão, todos requerem combustíveis fósseis que levam ao aquecimento global. Fontes de energia renováveis que não causam o aquecimento global incluem energia solar, eólica e hidroeletricidade.
O habitat do urso polar é mais vulnerável ao aquecimento global do que muitas outras espécies. Os ursos polares vivem principalmente no gelo marinho do Ártico. É aqui que eles caçam peixes e acumulam reservas de gordura. Quando o gelo derrete, muitos ursos polares pousam e vivem da gordura armazenada. No Ártico, o aquecimento global está fazendo com
que o gelo derreta um pouco mais cedo e se forme um pouco mais tarde. Isso resulta em uma estação de alimentação mais curta para o urso polar. Alguns arriscam suas vidas para encontrar gelo. Se eles tiverem que
nadar muito longe, eles se afogarão de exaustão e fome.Não é apenas o urso polar que está em risco no Ártico. Todas as espécies de plantas, animais e insetos estão ameaçadas pelo aquecimento global. Mas infelizmente, as pessoas em geral estão menos interessadas em esforços de conservação que protejam pequenos animais selvagens, como plantas ou insetos.
É importante que animais como o urso polar entrem na lista de espécies ameaçadas de extinção. Uma vez na lista, existem leis que protegem esses animais. As agências também recebem dinheiro e ferramentas para proteger
o habitat e recuperar as espécies.
Não se esqueça de explicar e reforçar aos alunos os conceitos que você achar importante. A explicação é vital para o entendimento do texto.
3. Após sucinta leitura com a explicação dos pontos e frases mais importantes do texto. Faça uma pequena de discussão.
Pergunte aos alunos se eles conseguiram entender, o que eles acharam do texto, pergunte se há dúvidas, revise os temas mais importantes se for necessário.
Terminado essa pequena explicação, você deve entregar agora o questionário que também já deve ter sido imprimido.
Utilize o questionário como forma de incentivar a interpretação de texto do aluno.
Forme duplas ou trios entre eles e deixe que façam durante o resto da aula. A ideia é que eles consigam responder tudo. Fique disponível para qualquer dúvida. O questionário é esse:
QUESTIONÁRIO:
1. O lugar onde uma espécie vive e se reproduz é o seu natural:
A. Habitat
B. Animais selvagens
C. Extinção
2. De acordo com o artigo, uma espécie em extinção é aquela que é:
A. Já extinto
B. Já perigoso
C. Em perigo de extinção
3. O que representa a maior ameaça para os ursos polares hoje?
A. Caça da vida selvagem
B. Das Alterações Climáticas
C. Poluição da água
4. Que grande mudança ocorreu no habitat natural do urso polar?
A. Temperaturas mais frias do ar
B. Menos fome
C. Desparecimento do gelo marinho
5. Que tipo de energia contribui para o aquecimento global?
A. Energia Hidroelétrica
B. Gerada por carvão
C. Gerado pelo vento
6. Em que tipo de esforços de conservação as pessoas geralmente estão interessadas?
A. Salvar insetos e aranhas
B. Proteger Grandes animais
C. Projetos de reciclagem
7. Muitas espécies ameaçadas ou em perigo podem ser salvas por um(a) grande:
A. Projeto de reflorestamento
B. Aquecimento global
C. Mina de carvão
8. Graças às leis que os protegem, as espécies que entram na lista de espécies ameaçadas de extinção _________ se extinguem.
A. Sempre
B. Muitas vezes
C. Raramente
AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade se dará através do questionário. Utilize as resposta do questionário e atribua uma nota utilizando-a como parte da nota da unidade.
Comentários estão fechados.