Plano de aula sobre seres vivos e não vivos
Nessa aula os alunos começarão a ter os primeiros contatos com a educação ambiental aprendendo a diferença entre seres vivos e não vivos.
O meio ambiente tudo aquilo que está ao nosso redor. Ar, solo, água plantas e animais. Absolutamente tudo. Os seres vivos precisam de um ambiente saudável e equilibrado para sobreviver. Sem isso não haveria vida.
Os ecossistemas são as áreas onde os seres vivos interagem. Quando esses ecossistemas são prejudicados pela ação do homem, muitos organismos não conseguem sobreviver.
A ação do homem cria muitos problemas ambientais, principalmente devido a poluição, acumulo de lixo e o desmatamento. O estudo do meio ambiente é essencial para que esses problemas sejam resolvidos e soluções sejam apresentadas. Com crianças, a ideia é que a educação ambiental comece o quanto antes pois assim o incentivo a criação de uma consciência ambiental é maior. A chance dessas crianças se tornarem adultos com um raciocínio ambiental só faz crescer.
PLANO DE AULA SOBRE SERES VIVOS E NÃO VIVOS
TEMA:
- Meio Ambiente
DURAÇÃO:
- 1 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Capacitar os alunos a responderem sobre coisas vivas e não vivas;
- Ajudar a esclarecer o pensamento da criança sobre o meio ambiente.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Vídeo: Coisas Vivas e Não Vivas;
- Variedade de objetos vivos e não vivos (por exemplo material escolar, pequenas plantas, livros);
- Data Show;
- Giz.
DESENVOLVIMENTO:
- Pergunte aos alunos se eles são vivos ou não.
- Pergunte aos alunos se os animais de casa são vivos.
- Peça aos alunos que identifiquem o que precisam para sobreviver.
- Explique aos alunos que hoje eles aprenderão sobre coisas vivas e não vivas.
- Mostre aos alunos o vídeo de Coisas Vivas e Não Vivas.
- Faça as seguintes perguntas e peça para eles responderem
– Quais são alguns exemplos do vídeo de coisas vivas?
– Quais são alguns exemplos do vídeo de coisas não vivas? - Peça para os alunos responderem ao seu colega vizinho
– Você é vivo igual a um gato?
– O que os seres vivos precisam para sobreviver? - Agora, faça dois círculos no chão. Classifique um como vivo; e outro como não vivo;
- Mostre a classe os objetos.
- Faça com que cada aluno venha ao anel e coloque os objetos no anel na área de vivo ou não-vivo.
- Peça aos alunos que repitam em coro: É vivo; se for um objeto vivo ou “Não é vivo” se for um objeto não-vivo.
- Observe se os alunos são capazes de classificar corretamente as coisas vivas e não vivas na atividade de classificação.
- Para encerrar, peça a cada aluno que circule pela sala e encontre um objeto sem vida.
- Peça para que eles coloquem o objeto no anel “não-vivo”.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa aula será feita através da participação do aluno em sala de aula.
Comentários estão fechados.