Plano de aula – Sustentação e movimento do corpo humano – 1º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula para que os alunos percebam como nosso corpo se movimenta.

O corpo humano possui muitos sistemas envolvidos em seu funcionamento. Os sistemas ósseo e muscular estão envolvidos com a sustentação e movimentação do nosso corpo.

Nessa aula, os alunos poderão perceber que os esqueletos presentes nos desenhos animados também fazem parte do nosso corpo. Eles também irão aprender sobre o funcionamento em conjunto de ossos e músculos para que possamos nos mexer.

Você pode salvar esse plano de aula sobre sustentação e movimento do corpo humano em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula – Sustentação e movimento do corpo humano

TEMA: Sustentação e movimento do corpo

TEMPO SUGERIDO: 1 aula de 50 minutos.

OBJETIVOS: Entender o papel dos ossos e dos músculos na sustentação e movimentação do nosso corpo.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Imagens do esqueleto humano e dos músculos revestindo o corpo.
  • Você pode levar objetos para a brincadeira de imitação do final, a sua escolha.

DESENVOLVIMENTO:

Convide os alunos para brincar de morto-vivo.

Depois da brincadeira, sentem-se em círculo e conversem sobre a atividade. Questione os alunos sobre quais movimentos vocês utilizaram, pergunte se eles repetem movimentos parecidos durante o dia. “Por que conseguimos ficar em pé, agachar, andar, correr, dançar?”.

Estimule a participação de todos no levantamento de hipóteses sobre os questionamentos propostos.

Depois de ter as hipóteses, pergunte aos alunos quais partes do nosso corpo usamos para ficar em pé ou levantar os braços.

Pergunte se eles já viram um esqueleto. Se a escola tiver um disponível, mostre a eles, se não, mostre uma imagem.

Levante o questionamento do porquê o esqueleto precisa de um apoio, geralmente fios, para ficar ereto. Nesse momento os alunos devem ser levados a pensar sobre os músculos, que também estão envolvidos na sustentação e movimentação do corpo.

Mostre aos alunos imagens do esqueleto humano revestido de músculos e explique que nosso corpo é como na imagem, por isso, conseguimos ficar em pé, correr e nos mexer.

Peça para que eles enrijeçam o braço e explique que o que está enrijecido naquele momento são os músculos que estão por baixo da pele deles.

Proponha uma brincadeira de imitação com os alunos, eles devem seguir todos os comandos do professor. Você pode realizar as seguintes tarefas:

  • Ficar em pé;
  • Levantar os braços;
  • Fingir escovar os dentes;
  • Marchar como um soldado;
  • Tentar beber água sem usar as mãos;
  • Cozinhar;
  • Simular que está abrindo potes.

AVALIAÇÃO:

Ao final da aula, os alunos deverão saber que os ossos e os músculos são os responsáveis pela sustentação e movimentação do nosso corpo.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More