Plataformas educacionais liberam recursos grátis para estudar em casa
Para você ficar em casa, mas sem abrir mão dos estudos, confira algumas plataformas de educação que oferecem recursos e ferramentas grátis para auxiliar na aprendizagem.
No período de quarentena, em que as pessoas ficam mais tempo ociosas dentro de casa, a busca pela qualificação se intensifica. Diante de medidas emergenciais, escolas, universidades e algumas empresas precisaram suspender suas atividades. A dica é que você aproveite o tempo para aprimorar o currículo.
Portanto, para auxiliar aqueles que estão respeitando a recomendação e ficando em casa, plataformas educacionais disponibilizaram alguns conteúdos e recursos totalmente gratuitos.
Ademais, o Ministério da Educação (MEC) permitiu com que as universidades federais substituam as aulas presenciais pela modalidade à distância (EaD), por cerca de 30 dias. Essa é uma das ações de prevenção ao novo coronavírus definidas pelo Comitê de Emergência do MEC.
Em São Paulo, estado em que há o maior número de casos confirmados da Covid-19, foi desenvolvido um aplicativo para que os alunos possam seguir com os estudos de casa, isso durante o período da suspensão acarretada pela pandemia.
Veja a seguir algumas destas plataformas e recursos educacionais para estudar em casa!
Casa do Saber
O material da Casa do Saber On Demand será oferecido aos usuários, de forma gratuita, durante 30 dias, a contar desde o dia 18 de março. Para acessar, é necessário realizar o login na plataforma com o e-mail e senha cadastrados.
ChatClass
A edtech ChatClass, uma tecnologia para aprendizagem que utiliza o WhatsApp para ensinar inglês, liberou gratuitamente a sua plataforma de ensino e aulas ao vivo com tutores do mundo todo.
A ação contempla qualquer estudante brasileiro e terá duração até o dia 17 de abril, com possibilidade de prorrogação.
O serviço oferece conteúdos para diferentes níveis de idioma, aulas on-line com tutores internacionais e correções em tempo real sobre pronunciação em inglês. Veja como se inscrever no site!
Faber-Castell
A Faber-Castell disponibiliza gratuitamente na sua plataforma cursos on-line infantis e adultos, sendo 17 opções. De básico a avançado, os cursos podem ser feitos sozinhos ou com os familiares, incentivando a interação entre todos.
FullFace
A FullFace, empresa brasileira especialista em biometria facial, oferece grátis, por três meses, o serviço de autenticação facial para as instituições de ensino e alunos que forem dar continuidade às aulas, atividades ou provas no sistema EAD.
Google For Education
Além da Hangouts, plataforma de comunicação que inclui chamadas de voz e vídeo, e Sala de Aula, disponível para as escolas e organizações sem fins lucrativos, o Google liberou tutoriais para ajudar as escolas e os educadores a utilizarem suas ferramentas no estudo em casa.
Inteceleri
A Inteceleri é uma startup que atua como parceira do Google for Education e está disponível gratuitamente nessa fase de quarentena.
Jogos virtuais, aplicativos e equipamentos de realidade virtual são algumas de suas ferramentas para tornar a aprendizagem algo mais divertido.
Qranio
A Qranio é uma plataforma mobile de aprendizagem que utiliza dos games para incentivar os usuários a se envolverem com a educação, em diferentes categorias educacionais.
O serviço estará disponível, de forma gratuita, ao longo de três meses, sendo um excelente instrumento para que os professores de escolas públicas e privadas da rede de ensino possam dar continuidade a suas atividades.
Samba Tech
A Samba Tech tem oferecido gratuitamente recursos tecnológicos e feito transmissões ao vivo com a intenção de que escolas, instituições públicas, estudantes e profissionais da educação possam interagir e propagar o conhecimento por todo o Brasil.
Slash Education
Slach Education é uma plataforma vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que oferece cursos livres com temáticas variadas. Em tempos de ficar em casa, ela disponibiliza quatro cursos on-line gratuitos.
Stoodi
A plataforma de cursos on-line Stoodi liberou, por 30 dias, todo o seu catálogo de ensino de modo gratuito. Para acessar, basta criar o login e já poderá usar os serviços.
Para ajudar os estudantes, também foram disponibilizados mais de 5 mil videoaulas e 30 mil bancos de exercícios. O discente também pode estudar as provas de edições anteriores do Enem, além de ter acesso a apostilas e blogs.
Veja também:
- Universidade de Harvard disponibiliza 100 cursos on-line gratuitos
- Escola Virtual do Governo Federal disponibiliza 156 cursos on-line gratuitos com certificado
- FGV, Senai e Udemy ofertam 100 cursos on-line gratuitos e com certificado
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.