Datas comemorativas de janeiro

Janeiro inicia o ano com datas importantes e boas celebrações de temas variados. Confira as datas comemorativas do mês de janeiro!

0

O mês de janeiro dá partida no ano com grandes celebrações. Além de comemorar a virada do ano, também há datas que celebram a religião, a paz e até sentimentos.

Uma data comemorativa é instituída para celebrar momentos históricos, conscientizar a população sobre assuntos importantes ou para prestar homenagem a algo ou alguém.

Agora que você sabe que janeiro possui comemorações além do ano novo, confira as datas comemorativas de janeiro!

Datas comemorativas de janeiro

1º de janeiro

Ano novo, Dia da Confraternização Universal e Dia Mundial da Paz. O Dia da Confraternização Universal foi instituído como feriado por Getúlio Vargas, em 1935, para inspirar a união entre a população.

2 de janeiro

Dia do Sanitarista. Nesse dia, prestamos homenagem a essa classe de trabalhadores fundamental para a saúde pública.

Os maiores representantes brasileiros são: Oswaldo Cruz (1872-1917) e Carlos Chagas (1879-1934).

3 de janeiro

Dia do Juiz de Menores. A data foi criada no dia do falecimento de José Cândido de Albuquerque Mello Mattos (1864-1934). Além de autor do primeiro código de proteção à infância, Mello Mattos foi o primeiro juiz de menores do Brasil.

4 de janeiro

Dia da Abreugrafia e Dia Mundial do Braille. Abreugrafia é o método de tirar pequenas chapas radiográficas. Já o Dia Mundial do Braille é em homenagem ao Louis Braille (1809-1852), responsável pelo sistema de escrita tátil aos 20 anos.

5 de janeiro

Criação da 1ª Tipografia no Brasil, em 1808, com a vinda de D. Pedro VI. Até esse momento, o Correio Braziliense era impresso em Londres e entrava clandestinamente no Brasil. Ele circulou até 1822, completando 175 edições.

6 de janeiro

Dia da Gratidão e Dia de Reis. O Dia de Reis recorda, segundo a tradição cristã, o dia em que os reis magos Belchior, Gaspar e Baltasar encontraram o local onde Jesus havia nascido e ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra.

7 de janeiro

Dia da Liberdade de Cultos. Esse dia celebra o direito do brasileiro de praticar sua crença, seja ela qual for, sem perseguição religiosa.

8 de janeiro

Dia Nacional do Fotógrafo. Esse profissional é responsável por captar momentos preciosos, além de históricos, por uma eternidade.

9 de janeiro

Dia do Fico. Nessa data histórica, em 1822, D. Pedro I proclamou a frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.” Com a pressão da corte portuguesa para o retorno de D. Pedro I e a recolonização do Brasil, essa atitude iniciou a independência.

10 de janeiro

Festa de São Gonçalo do Amarante.

11 de janeiro

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado. O Brasil é um país altamente usuário de agrotóxicos, logo, nesse dia, a população é conscientizada sobre os perigos desse uso para a saúde e para o meio ambiente.

12 de janeiro

Dia do Empresário Contábil. A data foi criada pela Lei 12.387, de 3 de março de 2011.

13 de janeiro

Não há data comemorativa.

14 de janeiro

Dia do Enfermo. Instituída pelo Ministério da Saúde, o Dia do Enfermo proporciona um dia para pensar sobre as pessoas doentes e como poderíamos melhorar suas vidas.

15 de janeiro

Dia dos Adultos e Dia Mundial do Compositor. O Dia Mundial do Compositor relembra a fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 15 de janeiro de 1945.

16 de janeiro

Dia dos Cortadores de Cana-de-açúcar. Nesta data, devemos pensar sobre as condições de trabalho desse setor e como ele contribuiu para a formação do Brasil.

17 de janeiro

Dia dos Tribunais de Contas do Brasil. Essa data recorda a instalação do Tribunal de Contas da União, em 1893.

18 de janeiro

Dia Internacional do Riso. Neste dia, celebramos essa manifestação de alegria, assim como os benefícios que o riso traz para a saúde.

19 de janeiro

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional. Essa profissão é responsável por ajudar pessoas que não conseguem realizar atividades cotidianas sozinhas a conquistar uma maior independência.

20 de janeiro

Dia do Farmacêutico e Inauguração da Primeira Exposição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1949).

21 de janeiro

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e Dia Mundial da Religião. A data conscientiza sobre perseguição religiosa e o direito à religião.

22 de janeiro

Dia da Fundação de São Vicente. São Vicente foi a primeira vila no Brasil, localizada no litoral paulista e fundada em 1532 por Martim Afonso de Sousa.

23 de janeiro

Dia Internacional da Medicina Integrativa. Essa prática trata da saúde do paciente de forma integral, e não somente do problema pontual.

24 de janeiro

Dia da Constituição, Dia da Previdência Social, Dia Nacional dos Aposentados e Instituição do Casamento Civil no Brasil.

25 de janeiro

Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil (1663), Dia do Carteiro e Fundação de São Paulo (1554).

26 de janeiro

Dia da Gula. Nesse dia, é levantado o assunto da obesidade como problema sério em todo o mundo.

27 de janeiro

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

28 de janeiro

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data foi criada para homenagear quatro servidores do Ministério do Trabalho, assassinados em 2004 após investigar denúncias de trabalho escravo em Unaí, Minas Gerais.

29 de janeiro

Dia Nacional da Visibilidade Trans. Sendo que o Brasil é o país com mais assassinatos de pessoas travestis e transexuais, de acordo com a ONG Transgender Europe (TGEu), a visibilidade trans visa combater o preconceito e violência contra esse grupo.

30 de janeiro

Dia da Saudade, Dia do Portuário e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

31 de janeiro

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural. A data foi criada em homenagem ao primeiro decreto em que foi feita menção às reservas particulares de patrimônio natural, Decreto Nº 98.914, de 31 de janeiro de 1990. A data recorda a necessidade de proteger a biodiversidade.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.