Política do Big Stick

A política do Big Stick foi uma prática criada pelo então presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt para solucionar conflitos diplomáticos e manter a soberania do país.

O que foi a política do Big Stick? A política do Big Stick é o nome que referencia o modo de fazer política do ex-presidente estadunidense Theodore Roosevelt, que ocupou o poder no país no período de 1901 a 1909.

O termo é inspirado por um provérbio africano que diz: “Com fala macia e um grande porrete, você vai longe”. Dessa maneira, Roosevelt atuava na solução dos conflitos diplomáticos.

Ele possuía um ar amigável nas negociações, entretanto, evidenciava a força do poderio militar. Por isso, ressaltava a possibilidade do uso da força para alcançar seus objetivos.

Além da política Big Stick, ele criou o Corolário Roosevelt que se apoiava na Doutrina Monroe. A união da política Big Stick, do Corolário Roosevelt e da Doutrina Monroe sustentou e solidificou a política estadunidense.

Roosevelt transformou o continente americano em uma esfera de influência dos Estados Unidos. Foi em seu governo que a Emenda Platt vigorou na constituição cubana, permitindo que os EUA agisse no país caso seus interesses fossem ameaçados.

Ao conseguir mediar as negociações de paz da Guerra Russo-Japonesa em 1905, ele conquistou o Prêmio Nobel da Paz. Os presidentes estadunidenses que se seguiram também adotaram a doutrina Big Stick.

Ainda hoje a América Latina é fortemente influenciada pelos Estados Unidos, principalmente os países da América Central, numa evidente influência das políticas do Big Stick. É na América Central que se encontra a base da influência estadunidense que se espalha para as outras regiões do planeta.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.