Prata

A prata é o elemento que tem a melhor condução de calor e eletricidade.

0

Prata (símbolo químico Ag , número atômico 47) é um metal macio com um brilho branco brilhante que pode ter um alto grau de polimento. Juntamente com cobre e ouro, é um dos metais de cunhagem. Também é considerado um metal nobre – um metal que resiste à corrosão.

Prata - Tabela Periódica

De todos os metais, a prata é o melhor condutor de calor e eletricidade. Na natureza, a prata é encontrada na forma livre, assim como na forma de alguns compostos, e foi extraída e usada desde a antiguidade.

Culturalmente, a prata tem sido associada à Lua e à natureza feminina, enquanto o ouro tem sido associado ao Sol e à natureza masculina. Além disso, dada a sua atraente coloração branca, a prata é usada para simbolizar a pureza.

Para que serve?

A prata é considerada um metal precioso, muitas vezes vendido como uma mercadoria de investimento. Este metal e suas ligas são usados ​​na fabricação de moedas, joias, utensílios de mesa, espelhos, placas de circuito impresso e produtos eletrônicos. O nitrato e halogenetos de prata são valiosos na fotografia.

Além disso, o cloreto de prata é usado como cimento para objetos de vidro e na fabricação de eletrodos para testar a acidez das soluções. O óxido de prata é um eletrodo para baterias de relógio; e fulminato de prata é um explosivo. A prata elementar é não-tóxica, mas a maioria dos sais de prata é tóxico quando ingerida em concentrações relativamente altas. Em baixas concentrações, alguns compostos de prata têm sido usados ​​com sucesso para prevenir infecções.

História

Seu símbolo químico, Ag, é uma abreviação da palavra latina argentum. A prata é conhecida desde os tempos antigos. Os montes de detritos encontrados na Ásia Menor e nas ilhas do mar Egeu indicam que o elemento estava sendo separado do chumbo já no quarto milênio aC.

Historicamente, a prata era usada para fazer ornamentos e utensílios. Além disso, tem sido usada para o comércio e como base para muitos sistemas monetários. Seu valor como metal precioso foi considerado por muito tempo apenas em relação ao ouro. No antigo Egito e na Europa medieval, muitas vezes era mais valioso do que o ouro.

Na Bíblia, a prata é mencionada logo no livro de Gênesis. No Novo Testamento, Judas Iscariotes é registrado como tendo recebido um suborno de 30 moedas de prata de líderes religiosos em Jerusalém para entregar Jesus Cristo aos romanos.

Associado à Lua, ao mar e a várias deusas lunares, o metal era referido pelos alquimistas pelo nome de luna. Um dos símbolos alquímicos para a prata é uma lua crescente com a parte côncava à esquerda.

O metal mercúrio já foi pensado como uma espécie de prata, embora os dois elementos não sejam quimicamente relacionados. O nome em latim para mercúrio era hydrargyrum, que significa “prata aquosa”.

Os europeus encontraram grandes quantidades de prata no Novo Mundo, como em Zacatecas, no México e em Potosí, na Bolívia. O conquistador Francisco Pizarro teria utilizado em seus cavalos ferraduras de prata porque o metal era relativamente abundante.
O Rio de la Plata foi nomeado em homenagem ao elemento. Além disso, a Argentina recebeu esse nome da palavra latina para prata.

Características

Na tabela periódica, a prata é um membro do grupo de metais de transição no período 5, situado entre o paládio e o cádmio. Além disso, está no grupo 11 (antigo grupo 1B), entre cobre e ouro.

A prata é muito dúctil e maleável e é ligeiramente mais dura que o ouro. É estável em ar puro e água, mas fica manchada quando exposta ao ozônio, sulfeto de hidrogênio ou ar contendo enxofre.

Tem a mais alta condutividade elétrica de todos os metais, até mais alta que a do cobre. No entanto, seu alto custo e capacidade de armazenamento impediram que substituísse o cobre para fins elétricos. A prata pura também possui a mais alta condutividade térmica, a cor mais branca, a maior refletividade ótica (exceto por ser um fraco refletor de luz ultravioleta ) e a menor resistência de contato de qualquer metal.

Dados

Massa atômica – 107,8682 u
Configuração eletrônica – [Kr] 4d10 5s1
Elétrons – 2, 8, 18, 18, 1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 1234,93 K
Ponto de ebulição – 2435 K
Entalpia de fusão – 11,28 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 258 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.