Probabilidade condicional
A probabilidade condicional é a probabilidade de um evento ocorrer dado que outro evento já ocorreu. Entenda como calcular esse tipo de probabilidade.
Probabilidade condicional, como o próprio nome sugere, é a probabilidade de ocorrer um evento sob a condição de que outro evento do mesmo espaço amostral já tenha ocorrido.
O que é probabilidade condicional?
Para compreender bem a probabilidade condicional é necessário compreender, antes, alguns conceitos importantes de probabilidade, como espaço amostral e eventos aleatórios.
O espaço amostral é o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, e esses resultados (ou subconjuntos deles) são chamados de eventos aleatórios.
Lembre-se, também, que a probabilidade de um evento A (qualquer) ocorrer é dada pela divisão entre o número de casos favoráveis ao evento e o número de casos possíveis.
O resultado deve ser sempre um número entre 0 e 1.
Dito isso, vamos ver um exemplo sobre probabilidade condicional.
Exemplo: A tabela a seguir apresenta a distribuição, dos 95 funcionários de uma empresa, por sexo e por grau de escolaridade.
Suponha que os nomes de todos os funcionários são anotados e colocados dentro de uma urna e, depois, um nome é selecionado aleatoriamente. Calcule:
a) a probabilidade de que o funcionário sorteado seja homem.
H = funcionário é homem.
b) a probabilidade de que o funcionário sorteado tenha o ensino superior.
ES = funcionário tem ensino superior.
c) a probabilidade de que o funcionário sorteado tenha o ensino superior e seja homem.
d) a probabilidade de que o funcionário sorteado tenha o ensino superior, dado que alguém espiou o nome sorteado e revelou que era um homem.
Representando essa probabilidade por , onde a barra (|) significa “dado” ou “condicionado”, temos que:
Observe que nessa probabilidade o número de casos possíveis não é mais o total de funcionários, mas sim o total de homens, pois estamos sob a condição de que o funcionário é homem (alguém já revelou isso).
Se já sabemos que o funcionário é homem, que não existe chance nenhuma de ser mulher, a coluna de mulheres na tabela não faz mais sentido no cálculo da probabilidade.
Então, é como se eliminássemos da tabela a coluna “mulheres”. Consequentemente, isso reduz o espaço amostral, antes havia 95 possibilidades e agora há 48 (só homens).
É disso que se trata a probabilidade condicional, e há uma fórmula específica para ela, que será útil em muitas situações.
Fórmula da probabilidade condicional
A fórmula da probabilidade condicional para calcular a chance de um evento A ocorrer, dado que um evento B do mesmo espaço amostral já ocorreu, é dada por:
Em que P(B) deve ser um valor maior que zero e é a probabilidade de que os dois eventos, A e B, ocorram.
Exemplo: vamos calcular a mesma probabilidade condicional do exemplo dos funcionários, só que agora, vamos usar a fórmula.
Probabilidade da interseção de eventos
A partir da fórmula da probabilidade condicional, podemos obter uma fórmula da probabilidade da interseção de eventos.
Eventos independentes
Se a probabilidade do evento A ocorrer não é alterada dado que B ocorreu, então, temos que:
Nesse caso, o evento A é independente do evento B.
Assim, a fórmula da probabilidade da interseção entre A e B é dada por:
Você também pode se interessar:
- Exercícios de probabilidade
- Média, moda e mediana
- Medidas de dispersão
- Lista de exercícios de estatística
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.