Projeto Dia da Mulher 8 de Março – Educação infantil

O Projeto Dia da Mulher para Educação Infantil contempla crianças da 1ª etapa da educação básica, de 0 a 5 anos. Veja sugestões de atividades sobre o tema.

0

Embora tenha sido oficializado pela Organização das Nações Unidas e demais países, o dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher não é feriado.

A data funciona como um momento de reflexão sobre o que as mulheres enfrentaram e ainda enfrentam na sociedade, bem como sobre suas lutas e conquistas.

No entanto, mesmo que muitas reivindicações ainda sejam feitas, é grande o número de êxitos da figura feminina a se comemorar.

Há algum tempo, as mulheres não eram nem sequer vistas como cidadãs, não tinha direito ao ensino e tampouco ao voto. Com o passar dos anos e depois de muita luta, muitas puderam estudar, votar e até mesmo ser eleitas.

Ainda que muitas vezes recebam menos que os homens em cargos iguais, que tenham que trabalhar fora e dentro de casa, que sofram com o preconceito de profissões não consideradas como de sua aptidão, e por mais que sejam vistas como “o sexo frágil”, as mulheres celebram um avanço social considerável.

São inúmeras as suas conquistas, tanto culturais, como econômicas e políticas. Portanto, a luta pela equidade persiste.

Diante disso, trabalhar o Dia da Mulher na educação infantil é de extrema importância para iniciar a formação de uma melhor conscientização. Isso porque é nessa fase que as crianças começam a apreender sobre o mundo e a definir quais valores irão carregar em si ao longa da vida.

Veja como trabalhar o Dia da Mulher na educação infantil, com as crianças de 0 a 5 anos de idade!

Projeto Dia da Mulher para Educação Infantil

Justificativa

Ainda que de modo simples, sem muito engajamento social e político, é possível introduzir o significado do Dia Internacional da Mulher com as crianças da educação infantil.

Com idade entre 0 a 5 anos de idade, os pequenos estão em uma fase inicial, e conseguem compreender as coisas que o cercam. Portanto, há muita atenção com as coisas novas que aprendem.

Desse modo, ressaltar o quão importante é a figura da mulher na sociedade é um valor importante a lhes ser disseminado. Sem contar que, em grande maioria, um de seus maiores espelhos é o da figura materna, ou seja, o de uma mulher.

Objetivos

Gerais

Ressaltar a importância da mulher no funcionamento de uma sociedade e dos inúmeros papéis que ela assume em diferentes momentos.

Específicos

  • Conscientizar as crianças das lutas realizadas pelas mulheres.
  • Valorizar a figura da mulher (mãe, vó, irmã, tia, prima, amiga etc.).
  • Capacitar a coordenação motora.
  • Aprimorar a imaginação e a criatividade.
  • Explorar o lúdico.

Desenvolvimento

1- Conceba um cantinho do jogo simbólico com materiais usados pelas mães e outras mulheres, tais como roupas, sapatos, maquiagens, instrumentos de trabalho etc., explore o lúdico com seus alunos.

2- Abra uma grande roda e questione as crianças sobre quem são as grandes mulheres de suas vidas (mamãe, vovó, irmãzinha, titia, entre outras), trabalhando a comunicação delas.

3- Converse sobre as diferentes profissões das mulheres, por meio de vídeos e fotos, estimulando o aprendizado e a percepção dos meninos e meninas.

4- Peça para que concebam um quebra-cabeça com colagens de diferentes mulheres, trabalhando com eles a coordenação motora.

5- Leia versos e poemas de escritoras para os pequenos e peça que desenhem conforme o que escutam, estimulando assim a criatividade.

6- Faça rodas de dança com músicas de cantoras brasileiras e internacionais, promovendo a interação entre eles.

7- Execute uma peça teatral de personagens importantes femininas, narrando histórias de nomes importantes para a data.

8- Assista a filmes de super-heroínas, princesas e contos de fadas de mulheres e meninas, mostrando a relevância social delas.

9- Crie lembrancinhas junto com os alunos para presentearem as mulheres de suas vidas, assim desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a coordenação motora ao mesmo tempo.

10- Promova uma exposição com um mural das profissões femininas, com os desenhos e colagens das crianças, incentivando-as a criar.

Ideias de atividades para a educação infantil sobre o Dia da Mulher

Lembrancinha de flor com chocolate para o dia da mulher.
Exemplo de atividade com chocolate para trabalhar em sala de aula para o Dia Internacional da Mulher.
Lembrancinha dia da mulher
Exemplo de atividade com chocolate para trabalhar em sala de aula para o Dia Internacional da Mulher.
Colagem do dia da mulher.
Exemplo de atividade para colar em sala de aula para o Dia Internacional da Mulher.
Mural para o Dia da Mulher
Exemplo de mural escolar para o Dia Internacional da Mulher.

Leia também: Projeto Dia Internacional da Mulher na escola

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.