Você sabe qual é o significado da palavra bug?

O termo "bug" se tornou bastante usual na informática e também vem sendo empregado em situações cotidianas. Saiba mais sobre o que é "bug' e seu significado.

0

O ramo da informática e tecnologia faz o uso de alguns termos específicos referentes a algumas ações ou problemas nessa área. Alguns exemplos são as palavras download, upload, login, online. Essas palavras se tornaram comuns no nosso cotidiano e já foram inseridas no nosso vocabulário.

Outro termo como esses é o “bug”, sendo mais desconhecido que essas palavras anteriores, mas, também, um termo da informática.

Origem do termo na computação

A palavra “bug” é de origem inglesa e em sua tradução literal significa “inseto”. Porém, na computação tem outro uso.

Acredita-se que esse vocábulo foi criado por Thomas Edison, o inventor que criou a lâmpada incandescente. Ele utilizou esse termo em 1878, quando um inseto provocou uma complicação na leitura em seu fonógrafo.

O que significa a palavra bug?

A partir disso, a palavra “bug” começou a ser usada frequentemente na computação quando acontece algum erro ou problema em um item ou programa de informática.

Assim, quando apresenta erros se diz que o computador “está com bug” ou “está bugado”.

Usos

A língua é considerada um organismo vivo e dessa forma está sempre em mudança e evolução. Dessa forma, essa termo de origem inglesa já foi incorporado na nossa língua e está muito presente no nosso vocabulário.

Assim, hoje em dia, “bug” é utilizado, também, fora no universo computacional.

Por exemplo, quando alguém está confuso pode se dizer que “a pessoa está bugada”.

Bug do Milênio

Esse termo foi muito utilizado nos anos 90, principalmente quando se aproximou do ano 2000.

As pessoas temiam que acontecesse algum erros nos padrões de hardware e software e surgisse um bug nos sistemas e bancos de dados, bancos, instituições, empresas e etc. na virada de 1999 para o ano 2000.

Isso aconteceu porque os computadores adotavam alguns padrões de hardware e software seguindo a linguagem Cobol, que mudava apenas os dois últimos dígitos a cada ano.

Assim, os dois primeiros dígitos eram repetidos e os últimos mudavam, dessa forma os dígitos ficavam exatamente igual ao ano em que se encontravam.

A partir disso, surgiu esse temor de que no ano 2000 os dois primeiros dígitos continuassem 19 e os últimos tornassem 00.

Se isso realmente acontecesse um bug iria acontecer pois os arquivos e processos iriam passar a ter um século de atraso, como os dados bancários, juros, etc.
Entretanto, esse problema foi previsto pelos técnicos e profissionais.

Por isso, as instituições e grandes empresas procuraram especialistas que corrigiram e atualizaram os sistemas. Assim, esse problema foi reduzido e não gerou grandes problemas.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.