Quem foi Melquisedeque?

Melquisedeque é um personagem bíblico considerado misterioso, pois a Bíblia não relata muitos detalhes de sua existência, apenas alguns episódios.

Melquisedeque, ou Melquisedec, foi um personagem bíblico que era rei e sacerdote de Deus no tempo de Abraão.

Segundo o Livro, ele abençoou Abraão e recebeu o dízimo dele. Seu nome chegou a ser comparado com o de Jesus, no Novo Testamento, por conta do papel de sacerdote.

O personagem conta com um mistério, pois a Bíblia não fornece muitos detalhes sobre o então rei da cidade de Salém, que provavelmente foi a Jerusalém primitiva. Dessa forma, não se sabe a sua origem ou morte.

Existem várias especulações sobre o aparecimento repentino de Melquisedeque, e seu desaparecimento misterioso.

Alguns estudiosos consideram que ele foi Enoque, um anjo, o Espírito Santo, e até mesmo uma aparição de Cristo pré-encarnado.

Melquisedeque e Abraão

No Antigo Testamento, Melquisedeque aparece para Abraão, quando este foi lutar contra alguns reis que capturaram o seu sobrinho, Ló. Após a vitória, o sacerdote e rei foi ao seu encontro com pão e vinho.

Melquisedeque e Abraão
Melquisedeque e Abraão

Depois, Melquisedeque abençoou Abraão e, então, o pai de Isaque entregou-lhe o dízimo de todos os seus despojos.

Tudo o que se sabe do sacerdote vem desse episódio, localizado em Gênesis 14:18-20.

Melquisedeque e Jesus

Deus, em Salmos 110:4, prometeu um novo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Jesus seria esse sacerdote.

Além disso, em Hebreus 7, Jesus é comparado com Melquisedeque e ambos contam com algumas semelhanças.

Dentre esses pontos, pode-se destacar o fato de Abraão reconhecê-lo como superior. Da mesma forma, Jesus é superior a Abraão, pois o mesmo é Deus.

Além disso, ambos não eram da linhagem de Levi. De acordo com a Lei de Moisés, apenas os levitas poderiam servir como sacerdotes.

Apesar disso, Melquisedeque nasceu antes de Levi e Jesus era da linhagem de Judá, que não tinha sacerdotes.

A religião de Melquisedeque

Existem algumas controvérsias em relação à religião oficial de Melquisedeque. Segundo a Bíblia, ele servia ao Deus Altíssimo, apesar disso, estudiosos propõem objeções sobre o assunto.

Alguns acreditam que o rei adorava a Baal, que era chamado de “deus supremo”, no panteão cananeu. Outros afirmam que ele não adorava a um deus único e, sim, ao deus dos deuses, o criador dos céus e da Terra.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More