Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire foi um educador brasileiro. Seu método de ensino se tornou conhecido por permitir que os estudantes desenvolvessem maior autonomia e senso crítico.

Paulo Freire foi um dos mais conhecidos educadores brasileiros. Ele desenvolveu a Pedagogia do Oprimido, em que a escola é vista não apenas como um meio de ensinar conceitos técnicos, mas também uma visão mais crítica da sociedade.

Seu método de alfabetização explicava que era fundamental proporcionar consciência crítica, autonomia, além da capacidade de decisão. Tudo isso reunido faz com que a autoestima do estudante aumente.

Em seu livro Pedagogia da Autonomia, o educador faz uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos. Além disso, ele elabora práticas que desenvolvem nos alunos tudo aquilo que seu método previa.

O método de Paulo Freire

Para Paulo Freire, a educação também deveria se preocupar com os problemas pelos quais a sociedade estava passando, e não apenas na parte técnica. Seu método ficou conhecido como uma forma estratégica de alfabetizar adultos.

Com isso em vista, ele entendia que era fundamental uma educação com mais autonomia e consciência crítica.

Então, pode-se resumir o método de Paulo Freire em: o educador demonstra que o educando possui experiências fundamentais para o aprendizado, sendo assim, é possível organizar todos esses conhecimentos aos saberes escolares.

Dessa forma, com a participação mais ativa dos alunos, uma rotina mais aberta ao diálogo e à reflexão é desenvolvida. Assim, o estudante, por se sentir mais ativo durante o processo, se torna mais autônomo.

Livros de Paulo Freire

Paulo Freire foi o autor de diversos livros sobre educação. Confira alguns:

  • Pedagogia do Oprimido (1968)
  • Política e Educação (1985)
  • Pedagogia da Esperança (1992)
  • Pedagogia da Autonomia (1996)

Frases de Paulo Freire

Confira abaixo algumas frases de Paulo Freire:

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

A Educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.

É preciso que a leitura seja um ato de amor.

Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário.

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

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