Rainha Vitória

A rainha Vitória governou o Reino Unido durante o século XIX.

A rainha Vitória (1819–1901) governou o Reino Unido durante o século XIX e ainda assumiu o posto de Imperatriz da Índia entre os anos de 1876 a 1901.

Seu reinado foi marcado por um pleno desenvolvimento industrial e pela soberania do Império Britânico. Por isso, o período do seu governo ficou conhecido como Era Vitoriana.

O reinado da rainha Vitória durou 63 anos, sendo uma das monarcas que ficou por mais tempo no comando da Coroa.

Biografia da rainha Vitória

Inicialmente, a Coroa Britânica não estava destinada à rainha Vitória, pois seu pai, o príncipe Eduardo (Duque de Kent), era o quarto herdeiro do monarca George III (1738–1820).

Entretanto, seus tios não procriaram filhos legítimos, com isso, quando ela nasceu, passou a ser a quinta na linha de sucessão.

Em 1820, seu pai falece e ela é declarada a herdeira presuntiva do trono, em 1830. Isto significava que, caso algum dos seus tios tivessem filhos legítimos, eles estariam à sua frente na linha de sucessão.

De qualquer modo, a rainha Vitória passou a ser educada rigidamente com a finalidade de ocupar o trono britânico.

Em 1837, ela ascende ao trono, após a morte de seu tio, o rei Guilherme IV. Com isso, ela se torna a segunda monarca que comandou a Coroa Britânica por mais tempo.

Em 1840, a rainha Vitória se casa com seu primo, Alberto de Saxe-Coburgo e, com ele, tem nove filhos. Sua rígida forma de agir, baseada no puritanismo, foi utilizada como forma de influenciar a vida dos britânicos.

Após a morte de seu marido, em 1861, a rainha Vitória se afastou dos atos públicos, vivendo de forma reclusa.

Era Vitoriana

O período referente ao reinado da rainha Vitória ficou conhecido como Era Vitoriana, pois foi marcado por grandes invenções tecnológicas, pelo fim do sistema escravocrata e pela manutenção do conservadorismo.

No campo das artes, houve uma revalorização da Idade Média, da arquitetura gótica e dos mitos medievais, como o rei Arthur.

A maior parte do seu reinado ocorreu na mesma época do Romantismo.

A Inglaterra foi uma importante impulsionadora da construção de ferrovias. A rainha Vitória foi a primeira soberana a realizar uma viagem dentro de um trem.

Além disso, a criação do Canal de Suez (via navegável artificial), em 1869, foi essencial para o encurtamento das distâncias entre os continentes europeu e asiático.

Por meio dessa obra, os britânicos reafirmaram seu poder nos dois continentes.

O encarecimento do arrendamento das terras impulsionou o êxodo rural. Em apenas 50 anos, algumas cidades industriais quase quadruplicaram seus habitantes.

O funcionamento das fábricas ocorria de forma rígida, controlado por relógios e capatazes. O objetivo era que a produção ocorresse de forma produtiva e veloz.

Tais transformações sociais trouxeram inúmeros problemas, pois as cidades não conseguiam ofertar hospitais, casas e escolas para toda a população.

Além disso, não existiam equipamentos de proteção individual e nem direitos trabalhistas. Nesse sentido, os operários trabalhavam cerca de 14/16 horas por dia.

Foi durante o reinado da rainha Vitória que as bases para a monarquia constitucional britânica foram alicerçadas.

A monarca não podia expressar suas opiniões políticas, ocupando sempre uma posição neutra. O papel da rainha se concentra em manter a unidade do país por meio de ações culturais e beneficentes.

No entanto, a rainha Vitória usava de sua influência política no âmbito particular para resolver determinadas questões.

Curiosidades

Vejamos algumas curiosidades referentes ao reinado da rainha Vitória:

  • Ela foi a responsável por popularizar a coloração do vestido de noiva para o branco.
  • O seu reinado é o segundo mais longo da história britânica, ficando atrás apenas da rainha Elizabeth II.
  • Seu primeiro nome era Alexandrina.
  • Ela foi coroada aos 18 anos de idade.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More