Tem artrite? Fuja desses alimentos que podem causar inflamação
A artrite é uma inflamação nas articulações que geram dor. Ela pode ser controlada com analgésicos, mas alguns alimentos podem afetar negativamente.
A artrite atinge cerca de dois milhões de brasileiros, geralmente afeta mais mulheres e seus sintomas começam a aparecer entre os 30 e 40 anos. O tratamento médico e a alimentação correta são fundamentais para mantê-la em equilíbrio.
Os sintomas mais comuns são calor, vermelhidão e dor, acometendo mãos e punhos. Infelizmente, a artrite não possui cura, mas seu tratamento ajuda a diminuir as dores. Desse modo, é importante se atentar à dieta, visto que alguns alimentos podem ser prejudiciais para a inflamação.
Veja mais em: Artrite Reumatoide – Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
Alimentos prejudiciais para artrite
Alimentos processados, ricos em gordura, açúcares e industrializados podem ser extremamente prejudicais para pessoas acometidas pela artrite. Os carboidratos refinados como farinha branca e açúcar, por exemplo, podem ser consumidos, todavia com moderação. Pois, se consumidos em excesso eles podem produzir produtos e glaciação avançada que estimulam a inflamação.
Bebidas como refrigerantes e sucos industrializados que são ricos em açúcares também devem ser evitados. De acordo com pesquisas, pessoas que consomem essas bebidas apresentaram índices mais altos de inflamação crônica.
Além disso, alimentos como carnes processadas também podem prejudicar a artrite, já que possuem alta concentração de sódio, que ocasiona a retenção de líquidos e inchaço nas articulações.
Tratamento da artrite
O tratamento da artrite varia de acordo com cada caso particular. Anti-inflamatórios são bastante utilizados, seguidos de corticoides para casos mais graves. O tratamento é mantido enquanto o paciente apresentar dores.
Contudo, também é possível utilizar alimentos que possam auxiliar no combate a inflamação. É o caso da cúrcuma, brócolis e cerejas, que podem ser importantes aliados.
O brócolis, por exemplo, é rico em vitaminas C e K, que ajudam na produção de cálcio e, consequentemente, no fortalecimento dos ossos. O azeite de oliva também é um forte aliado no cuidado da artrite, porque ele contém gorduras monoinsaturadas associadas ao melhoramento da inflamação provocada pela doença.
Frutas vermelhas que contêm antocianina, como morangos, goiaba, morango e cerejas também possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e por isso devem ser incluídas na dieta de quem tem artrite.
Comentários estão fechados.