Se você odeia café, vai passar a amá-lo após descobrir do que ele é capaz
Você não gosta de tomar café? Mude de ideia ou então você vai se arrepender.
O café é uma bebida popular em todo o mundo, consumida por pessoas de todas as idades. Apesar de ser conhecido por seus efeitos estimulantes, o grão também tem sido associado a uma série de benefícios para a saúde, incluindo a melhora da memória e a proteção do cérebro do envelhecimento.
Veja também: 2023 não será o ano do amor para 4 signos: a solteirice terá fim em 2024
Um estudo recente, publicado na revista GeroScience, fornece evidências adicionais para apoiar esses benefícios.
Estudo pontua benefícios surpreendentes do café
Os pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, administraram um composto bioativo do café, chamado trigonelina (TG), em camundongos idosos por 30 dias. Após um mês de suplementação, os animais passaram por testes comportamentais para medir os níveis de déficits de aprendizagem e sintomas de perda de memória.
Os resultados mostraram que os camundongos que receberam doses de TG apresentaram uma melhora significativa na capacidade de aprendizado e no desempenho da memória.
Além disso, os pesquisadores observaram mudanças benéficas nas vias de sinalização relacionadas à produção de energia celular, à inflamação e à autofagia (processo de reciclagem das células ‘velhas’ danificadas) no hipocampo, região do cérebro associada à memória.
Os autores do estudo concluíram que os resultados fornecem informações valiosas sobre o potencial terapêutico da TG na melhoria do declínio cognitivo associado ao envelhecimento. Eles também afirmam que a TG deve ser considerada um potencial composto medicinal suplementar. Pode ser usada para melhorar o envelhecimento cognitivo e disfunções do Sistema Nervoso Central relacionadas à neuroinflamação.
O poder da trigonelina
A trigonelina é um biocomposto presente nos grãos de café. Nesse sentido, ela aparece em menor quantidade no coado ou espresso, e quanto maior o grau da torra do café, menor será a concentração da TG. No processo de torra, o composto alcaloide se converte em ácido nicotínico, que também tem uma possível capacidade neuroprotetora, mas ainda sem resultados conclusivos.
Quanto de café devemos consumir?
Os resultados do estudo japonês são promissores, mas ainda são necessários mais estudos para determinar a quantidade ideal de ingestão de TG para obter os benefícios para a memória e a saúde cerebral.
No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de até 400 miligramas de cafeína por dia é considerado seguro para adultos saudáveis. Isso equivale a cerca de quatro xícaras de pó coado.
Portanto, se você é fã de café, pode continuar a apreciá-lo sem preocupações. Além de proporcionar um momento de prazer, a bebida pode também contribuir para a sua saúde cerebral.
Comentários estão fechados.