Dores nas costas? Entenda as causas e aprenda a reduzir o desconforto!
Falta de cuidado pode dar origem a uma série de problemas, como hérnias de disco e artrose.
Manter a postura correta ao sentar e praticar atividades físicas não está no topo das prioridades de jovens e adultos, que podem sofrer com dor nas costas decorrentes de posições incorretas. A consequência para esse tipo de comportamento é a ocorrência de lesões ou dores na coluna, que tendem a se agravar ao longo do tempo.
Quais são os principais motivos para dor nas costas?
O motivo número um de dor nas costas é a má postura ao sentar. Seja para assistir a um filme ou durante as oito horas de trabalho, a sobrecarga muscular ao sentar de modo inadequado pode resultar em desgaste das articulações e dos tecidos da coluna.
No entanto, além de jovens e adultos, crianças também podem sofrer com dor nas costas. Quando essa situação acontece, exige atenção dos pais e deve ser tratada com seriedade.
Afinal, a infância é o momento no qual ocorre o desenvolvimento corporal da criança, com influência na formação de músculos, ossos e articulações. O cuidado preventivo contribui para reduzir eventuais prejuízos causados pela falta de uma boa postura ao sentar ou realizar atividades.
Por outro lado, o uso contínuo de dispositivos móveis, como celulares ou tablets, também contribui para dor nas costas e problemas na coluna cervical.
Isso ocorre porque, ao inclinar o pescoço para verificar o telefone em vez de manter o aparelho na linha dos olhos, aumenta-se a sobrecarga na nuca, o que pode ter influência negativa na articulação que reveste a coluna vertebral. Esse fenômeno é conhecido como Síndrome do Pescoço de Texto.
Como reduzir dor nas costas?
O primeiro passo para reduzir a dor nas costas é entender que o corpo humano, ao longo de sua evolução, sempre esteve em movimento.
Dessa maneira, a prática constante de atividades físicas contribui positivamente para reduzir dores nas costas e em outras regiões do corpo. Musculação, natação, yoga, corridas e outros exercícios são indicados.
Os benefícios da prática de atividades físicas também podem ser observados na saúde mental, com aumento da disposição hormonal de serotonina e dopamina, hormônios conhecidos por proporcionarem sensação de prazer.
Por outro lado, o uso de smartphones e tablets, que também é responsável pela sobrecarga da nuca, deve ser feito adequadamente. De preferência, posicione o aparelho na linha dos olhos e mantenha o pescoço ereto.
Comentários estão fechados.