Sistemas agrícolas

A agricultura é um importante setor da economia desde os primórdios da humanidade. Confira os sistemas agrícolas e suas finalidades!


A agricultura foi responsável pela sobrevivência da humanidade que, antes, manteve um estilo de vida nômade. Com a garantia de alimento e estabelecimento de comunidades, foi possível perpetuar a vida.

Sendo assim, a agricultura é a arte de cultivar, e essa prática possui várias formas de ser realizada.

Para conhecer mais, confira os sistemas agrícolas, que são definidos de acordo com a finalidade e área de cultivo. Por isso, são separados em dois tipos: extensivo e intensivo.

Agricultura extensiva

A agricultura extensiva é caracterizada pelo baixo investimento e uso de tecnologias, o que resulta em uma menor produtividade. Por ter um caráter mais familiar, pode utilizar de técnicas rudimentares para o sustento de um grupo pequeno de pessoas.

Apesar de ser comumente de subsistência, a agricultura extensiva pode ser aplicada em grandes lavouras, principalmente em países subdesenvolvidos.

Suas características mais marcantes são:

  • Emprego de grande quantidade de mão de obra;
  • Poucos recursos financeiros e pouco uso de tecnologia;
  • Quantidade e qualidade da produção determinado por condições naturais;
  • Geralmente, tem como objetivo o mercado interno;
  • Baixa produtividade por área plantada.

Agricultura intensiva

A agricultura intensiva é caracterizada, por sua vez, pelo alto investimento e elevada produtividade. Além disso, a mecanização é fortemente presente e, pela aplicação de tecnologias, o produtor depende menos das condições naturais do solo e irrigação.

O agronegócio geralmente utiliza do sistema extensivo devido às técnicas inovadoras, que garantem a alta produtividade e lucratividade. Assim, também tende a implementar a monocultura, que é o cultivo de um único produto em larga escala.

Suas características mais marcantes são:

  • Produção em larga escala de monocultura;
  • Elevado uso de máquinas e insumos;
  • Aplicação de fertilizantes para o tratamento da terra;
  • Avançado sistema de irrigação e estufas.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.