Terra já teve um anel semelhante aos anéis de Saturno, sugere estudo
Anel era composto por asteroides que alguns anos depois se chocaram com o planeta formando crateras.
Você sabia que a Terra pode ter tido um anel, assim como Saturno? Tal descoberta surpreendente foi feita por um grupo de cientistas que estudaram as crateras de impacto deixadas por asteroides há milhões de anos.
A teoria, publicada no jornal Earth and Planetary Science Letters, aponta que, há cerca de 466 milhões de anos, um asteroide gigante se aproximou demais da Terra e foi fragmentado pela força gravitacional do nosso planeta.
Os restos desse asteroide formaram um anel ao redor da Terra, semelhante aos anéis de Saturno, mas feito de rochas espaciais.
O entorno cósmico da Terra já foi bem diferente do que é hoje, de acordo com cientistas – Imagem: reprodução
Período glacial e chuvas de meteoritos
Além de ter criado uma aparência bem diferente para a Terra enquanto existiu, esse suposto anel de asteroides teria tido um impacto significativo no clima do planeta. Ao bloquear parte da luz solar, ele contribuiu para um período de resfriamento global.
Além disso, a chuva de meteoritos resultante do anel teria deixado marcas profundas na superfície do nosso planeta.
Os cientistas chegaram a essa conclusão após analisar a distribuição de crateras de impacto de asteroides em uma época conhecida como Ordoviciano.
Eles perceberam que a maioria das crateras se concentrava na região equatorial da Terra. Tal distribuição peculiar sugeria a existência de um anel que direcionava os meteoritos para essa região.
Já imaginou a Terra com uma aparência mais ou menos assim? – Imagem: reprodução
Uma nova peça no quebra-cabeça da história da Terra
Essa teoria sobre a existência de um anel ao redor do nosso planeta abre novas perspectivas para a compreensão da história desse astro. Ela pode ajudar a explicar eventos climáticos extremos e a formação de algumas das rochas que encontramos hoje.
É importante ressaltar que essa ainda é uma hipótese e que mais pesquisas são necessárias para confirmá-la. Mas, ela nos mostra como o nosso planeta pode ter sido muito diferente no passado e de que modo eventos cósmicos podem ter moldado a vida na Terra.
* Com informações do Live Science.
Comentários estão fechados.