Confira 5 das principais teorias da conspiração
Existem histórias de conspiração que envolvem muitos curiosos.
Ao falar sobre conspiração, logo vem à cabeça aquelas que envolvem as mortes de famosos como Elvis Presley e Michael Jackson. Embora algumas histórias sejam verdadeiras, outras são apenas criações compartilhadas em redes sociais que ganham grandes proporções.
No artigo de hoje, apresentaremos as principais teorias da conspiração para que você conheça e tire as suas próprias conclusões a respeito!
Leia mais: As 15 teorias da conspiração mais loucas – Da vida de ET’s à Terra plana
Quais dessas histórias de conspiração você conhece? Confira!
Existem diferentes versões de uma mesma história, e algumas ficaram famosas pela repercussão nos compartilhamentos. Se você gosta desse tipo de texto, está no artigo certo! Leia e saiba mais.
1. 11 de setembro
Esse ataque contra o World Trade Center, em Nova Iorque, ocorreu em 2001, e as autoridades sabem que a responsabilidade veio de Osama bin Laden, líder do grupo terrorista Al-Qaeda. Porém, algumas pessoas acreditam e contam outras versões desse fato.
Para alguns, o atentado está relacionado com informações secretas do presidente dos Estados Unidos na época, George Bush. Outras pessoas acreditam que os antissemitas, por ordem de Israel, são os responsáveis, uma vez que a colisão dos aviões com os prédios não os derrubaria, mas sim as bombas implantadas neles.
Contudo, essas afirmações foram rebatidas em um documentário que comprovou a possibilidade de grandes prédios terem comprometimento na sua estrutura durante um incêndio. Alguns americanos debatem que o governo, diante de toda competência, deveria ter previsto o sequestro do voo 77, e essa falta de ação abre margem para a criação de diversas teorias.
2. Lady Diana
O acidente que causou a morte da Princesa Diana chocou não só os britânicos, mas todo o mundo. Dentre todas as histórias, essa envolvia o milionário Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Al-Fayed, morto com Lady Di. Ele afirma que o fato foi arquitetado pela inteligência britânica, por ordens da própria Família Real.
As autoridades analisaram todas as alegações de Al-Fayed, porém concluíram que a acusação sobre o acidente, que aconteceu em 1997, não possuía substância. De acordo com o The New York Times, em abril de 2008, o júri legista concluiu que ambos morreram por negligência de seu motorista bêbado e devido à perseguição de paparazzi.
3. Mensagens subliminares
Sabe quando você está assistindo algo na TV e sente o desejo de adquirir certo produto? Então você já foi vítima da conspiração de publicidade subliminar, teoria criada por Wilson Bryan Key e Vance Packard. Eles alegam haver mensagens enviadas por meio das propagandas que são prejudiciais ao público. Como produto, eles escreveram livros que foram amplamente divulgados, porém, tempo depois, os estudos utilizados como base para a escrita foram considerados falsos.
Em 1990, uma banda foi acusada de influenciar, por meio das mensagens contidas nas suas músicas, o suicídio de um adolescente. Porém, esse caso foi arquivado sem conclusões. Embora possa existir o compartilhamento de ideias por diversos meios, afirmar que esse fato influencia na vida e nas decisões das pessoas deve ser bem embasado para não causar pânico e desinformação.
4. O homem e a viagem à lua
Desde o ano de 1969, quando a NASA confirmou a primeira viagem do homem à lua, existem teorias de que isso nunca aconteceu. Dentre livros e filmes que explicam essa teoria, todos afirmam que a empresa americana não passa de uma fraude.
Porém, existem provas científicas de análises dos materiais trazidos que comprovam a ida além da Terra. Ademais, os profissionais, cientistas e astronautas ficam insatisfeitos com essas colocações. Em 2002, um teórico da conspiração, Bart Sibrel, confrontou o engenheiro e astronauta Buzz Aldrin sobre mentir e fingir os pousos na lua. De forma espontânea, o senhor de 72 anos deu um soco na mandíbula de Sibrel.
5. Paul está morto
Em 2022, o cantor Paul McCartney estava em turnê quando, por conta da pandemia, teve que cancelá-los. Porém, para os conspiradores, ele morreu em 1966! Isso foi criado porque naquele mesmo ano ele entrou em conflito com os outros membros dos Beatles, e segundo a teoria, no caminho de casa, o músico teria sido morto! Com medo que os fãs descobrissem isso, um sósia, alguém parecido com ele, entrou na banda em seu lugar. Contudo, haveria pistas em todos as fotos e letras de músicas da banda sobre o acontecido.
Uma das principais pistas é a capa do álbum Abbey Road, onde todos os quatro Beatles são fotografados atravessando uma faixa de pedestres, mas apenas McCartney está descalço e fora de sintonia com os outros três. Embora o grupo negue esse fato, os fãs continuam em busca de mais informações.
Comentários estão fechados.