Como usar a arte para despertar curiosidade sobre matemática para as crianças?

É possível utilizar obras de arte famosas e até mesmo músicas para ensinar alguns conceitos artísticos.

A maioria das pessoas acredita que a matemática está fora de seu alcance, visto que não conseguem resolver as equações. Entretanto, todos nós lidamos com conceitos e equações matemáticas muito complexas todos os dias, como as que estão nas artes. Para entender mais sobre, confira aqui como usar a arte para ensinar matemática.

Leia mais: Descubra agora como você faz uso da matemática todos os dias, mesmo odiando

Ensine matemática para o seu filho com arte

Outra grande dificuldade na hora de ensinar matemática é despertar o interesse da criança em relação aos conceitos matemáticos. Assim, uma boa opção é apresentá-los por meio de algumas obras de arte conhecidas e famosas. Por exemplo, considere o ensino dos ângulos sistemáticos, cujo nome já desestimula qualquer criança a estudar o assunto.

Porém, o que acha de apresentar os mesmos conceitos, no caso ângulos, por meio da leitura de uma das grandes obras de arte que existem? Uma das formas de fazer isso é por meio do estudo da obra mais famosa do pintor Leonardo Da Vinci, a “Monalisa”. Isso porque esse quadro consegue apresentar o conceito matemático de “Proporção Áurea”.

Mona Lisa
Leonardo da Vinci – Monalisa, 1503-1505

Além disso, outros artistas plásticos conseguem trazer a geometria para as suas obras de arte, como Escher, que utiliza muito da geometria hiperbólica para compor as suas obras. No geral, qualquer obra de arte pode passar por uma interpretação matemática que consegue atrair bem as crianças.

Foto: reprodução

E que tal com música?

Outra forma de ensinar matemática com as artes é a música, afinal, as harmonias musicais são nada mais que sistemas numéricos. Por exemplo, caso você contar de um até sete e repetir os mesmos números logo em seguida, você estabeleceu aí um sistema numérico. Então, perceba que esse é exatamente o mesmo processo que utilizamos para visualizar as notas musicais.

Claramente é possível tornar esse estudo muito mais complexo, o que exige um estudo dos pais e cuidadores, mas essa certamente não é uma tarefa impossível. Prova disso é que inúmeros educadores têm utilizado das artes para ensinar a matemática e os resultados tendem a ser muito positivos, uma vez que introduz o assunto em outro contexto.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.