Plano de aula – Contando quantidades de coleções diferentes – 1º ano do Ensino Fundamental

Confira um plano de aula sobre contagem exata e aproximada, com estratégias de cálculo, conforme a habilidade EF01MA02 da Base Nacional Comum Curricular.

Nos primeiros anos escolares, as crianças aprendem matemática a partir da visualização e da associação. Dessa forma, é fundamental a utilização de atividades com imagens e formas que despertem a imaginação e curiosidade das crianças, facilitando o processo de aprendizagem.

Nessa fase, já é necessário o estímulo à criação de estratégias de cálculo mental para realizar contagens exatas e aproximadas, como à contagem coleções de objetos a partir do agrupamento.

Pensando nisso, preparamos um plano de aula intitulado Contando quantidades de coleções diferentes, em conformidade com a habilidade EF01MA02 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o 1º ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Contando quantidades de coleções diferentes

TEMA: Contando elementos de uma coleção

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos (em torno de 2 aulas de 50 minutos cada)

HABILIDADE DA BNCC: (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

OBJETIVOS:

  • Contar coleções de objetos variados, fazendo o registro das quantidades;
  • Agrupar objetos semelhantes como uma estratégia para fazer contagem.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Tampinhas de garrafa PET de cores variadas, perfuradas no meio;
  • Barbante;
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento

Inicie a aula mostrando aos alunos uma porção de tampinhas coloridas de garrafas PET que você trouxe para essa aula.

Diga que ali tem uma coleção com muitas tampinhas, mas que você não sabe quantas tampinhas tem. Convide-os a contar com você.

Tampinhas de garrafa pet
Tampinhas de garrafa PET.

Em seguida, proponha um novo desafio, diga que você gostaria de saber quantas tampinhas de cada cor você tem.

Pergunte a eles de que forma vocês podem fazer essa contagem, a ideia é que eles busquem alguma estratégia de cálculo, como o agrupamento das tampinhas por cores.

Quando essa estratégia já houver sido discutida e com as tampinhas já separadas por cor, peça que eles se dividam em grupos. Entregue um pedaço de barbante para cada grupo e as tampinhas de uma mesma cor e diga que eles devem contar as tampinhas, passando-as pelo barbante.

Por fim, cada grupo deverá dizer a quantidade de tampinhas da cor que receberam e entregar o barbante com as tampinhas. Confirme se as contagens estão corretas e, caso não estejam, retome a contagem junto com o grupo.

Agradeça aos alunos pela ajudar nessa contagem de tampinhas e aproveite os cordões de tampinhas coloridas para enfeitar a sala de aula.

2º momento

Proponha atividades em que os alunos tenham que contar coleções de objetos variados, que sejam comuns no dia a dia deles: laranjas, carrinhos, animais, flores.

Além disso, aplique atividades onde eles deverão contar objetos faltantes para completar uma quantidade x.

Atividades que estimulem o desenvolvimento de estratégias de cálculo também devem ser propostas, com objetos agrupados de dois em dois, três em três, objetos agrupados por cores, formas, tipos, entre outros.

Algumas sugestões de atividades para você fazer o download e propor para seus alunos:

Atividade sobre contagem

Atividade sobre contagem

AVALIAÇÃO:

A avaliação pode ser feita durante a aula e a realização das atividades propostas, observando o desempenho dos alunos, verificando se os objetivos da aula foram alcançados.

Para baixar esse plano de aula com as duas atividades sobre contagem de quantidades de coleções diferentes, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.