Windsurf
Conheça o Windsurf, sua história, principais regras, equipamentos necessários e curiosidades.
O windsurf é um esporte praticado na água, principalmente em lagos e mares. Por ser uma modalidade olímpica, acaba sendo conhecida por todo o mundo. Os cinco princípios fundamentais para a prática da modalidade são:
- Orientação;
- Equilíbrio;
- Visão;
- Resistência;
- Força.
Confira agora algumas informações sobre o esporte, além de suas principais regras, equipamentos necessários, história, algumas manobras e curiosidades.
História do Windsurf
O windsurf foi criado em 1960, na Califórnia, pelo casal Naomi Darby e Newman. A ideia surgiu a partir do desejo de Naomi em ter uma vela fixada em sua canoa para poder viajar mais rápido.
O casal não chegou a patentear a ideia. Após isso, Hoyle Schweitzer e Jim Drake, amigos do casal, criaram um equipamento semelhante, ao qual chamaram de windsurf.
O esporte foi ganhando mais seguidores, até que no ano de 1973 a primeira produção em massa das pranchas foi realizada. Ficando mundialmente conhecido, em 1984 estreou nos jogos olímpicos.
Apresentação da modalidade
O windsurf é um esporte aquático que consiste na prática em cima da prancha, com uma vela movida de acordo com a velocidade do vento e das ondas. O atleta precisa se posicionar em um dos lados da prancha, já que a vela fica acoplada ao meio. Assim, utilizar da vela e do mastro para para velejar. Como a prancha é reduzida, sua velocidade pode chegar a 80Km/h.
O principal objetivo da modalidade é realizar as melhores acrobacias enquanto estiver no ar. Isso se torna mais fácil quando o atleta veleja na crista da onda. O que facilita os maiores saltos, logo, as melhores acrobacias.
Principais regras do windsurf
- Nenhuma prática perigosa é permitida no windsurf. Isso porque zelar pela segurança é a principal regra do esporte, ou seja, deve-se sempre cumprir as regras de segurança;
- Se durante a competição o atleta sair da prancha, este pode ser desqualificado;
- Todo contato físico com outro atleta é proibido durante as competições. Se acontecer, ocorre a desclassificação do atleta. Exceção apenas para contatos acidentais;
- É considerada falsa partida se qualquer velejador iniciar antes do juiz dar a largada.
Equipamentos para Windsurf
Para a prática do esporte, inicialmente é necessário uma prancha de windsurf. Nesta, terá uma vela, um mastro e uma retranca acoplados. É importante ter cuidado com o tamanho da vela e da prancha, pois podem afetar o desempenho.
Uma vela menor é mais fácil de manobrar, mas não atinge altas velocidades. Já com a maior, é possível atingir a velocidade necessária para os maiores saltos e acrobacias.
Então, todos os equipamentos necessários para o windsurf são:
- Mastro;
- Retranca;
- Vela;
- Pé de Mastro;
- Quilha ou Finn;
- Patilhão;
- Prancha;
- Alça ou Footstrep;
- Trapézios ou cabos de arnês;
- Arnês;
- Extensor.
Manobras do Windsurf
As principais manobras do windsurf são:
Batida: Se jogar na parte superior da onda para sua base;
Batida 360: A prancha deve perder o contato com a onda e realizar um giro de 360°no ar. Depois, continuar o movimento anterior normalmente;
Aero Jibe: O atleta joga a prancha para o lado oposto à sua trajetória anterior;
Laydown Jibe: Quando é feita uma curva de 180° com a vela paralela à água;
Jump Jibe: Pequeno salto seguido de um giro de 180°;
Jibe: Curva a favor do vento;
Bordo: Curva contra o vento.
Curiosidades sobre Windsurf
- A maior prancha de windsurf foi produzida na Noruega, com 50 metros de comprimento. 20 atletas surfaram nesta prancha em 1986, o que foi um novo recorde;
- O atleta que possui o recorde de maior velocidade no windsurf é o irlandês Finian Maynard. A velocidade alcançada foi de 90,2 km/h. Além disso, ele possui quatro mundiais na modalidade.
- Os brasileiros Diogo Guerreiro e Flávio Jardim, percorreram em 2005 uma distância de 8.120 km nas suas pranchas de windsurf. Tudo isso em aproximadamente dois meses.
Confira detalhes de outros esportes:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.