4 serviços gratuitos ofertados pelo SUS que você NÃO está aproveitando
Se você pensa que o SUS oferta apenas atendimentos de emergência, saiba que há muitos serviços de saúde extra oferecidos.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para garantir acesso integral da população aos serviços de saúde de forma gratuita e universal. Além dos diagnósticos e tratamento de doenças nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o SUS conta também com as (PICS).
Veja também: ESTES 5 truques vão ajudar você a domar a ansiedade antes de eventos importantes
As PICS fazem parte das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas determinadas pela OMS. Elas são abordagens terapêuticas que possuem o intuito de prevenir danos à saúde, recuperação dos doentes, escuta acolhedora e construção de laços terapêuticos. Segundo o Ministério da Saúde, são 8.239 postos de saúde espalhados nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.
4 Práticas Integrativas e Complementares disponibilizadas pelo SUS
1. Yoga
O SUS oferta gratuitamente a prática do Yoga, visando ensinar as técnicas para controlar corpo e mente associadas à meditação e yoga. O sistema inclui técnicas específicas, como o laya-yoga, mantra-yoga e hatha-yoga, focados em trabalhar os aspectos mentais, físicos, emocionais e espirituais do praticante.
2. Meditação
Assim como no Yoga, a meditação auxilia na focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo. A prática pode ajudar pacientes que precisam aumentar o seu nível de foco ou desenvolver habilidades para lidar com os pensamentos que surgem em sua mente. Por meio dela, é possível aumentar o processo de autoconhecimento e melhorar as relações, sejam elas pessoais, sociais ou ambientais.
3. Acupuntura
A acupuntura faz parte dos recursos terapêuticos da medicina chinesa, estimulando pontos espalhados por todo o corpo por meio da inserção de agulhas metálicas finas. Com elas, é possível ativar pontos importantes para a manutenção e recuperação da saúde. A acupuntura pode ser utilizada de forma isolada ou integrada a outros tratamentos da medicina ocidental.
4. Fitoterapia
A fitoterapia consiste no uso de plantas medicinais para o tratamento e prevenção de doenças. Bastante utilizada por povos antigos, a fitoterapia auxilia na promoção, proteção e recuperação dos pacientes ao utilizar as substâncias de formas farmacêuticas. A prática foi inserida no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).
Comentários estão fechados.