5 hábitos que vão deixar sua memória 'afiadaʼ, segundo a neurociência

Alguns hábitos são para lá de interessantes.

A memória é uma das grandes preocupações das pessoas, já que é a responsável por armazenar as informações e conhecimentos. Fazendo um comparativo com a informática, é o ‘HD’ do ser humano e precisa funcionar bem.

De acordo com estudos relacionados à neurociência, algumas dicas e hábitos podem ajudar a melhorar a memória humana. Inclusive, é como se fosse um ‘exercício’ para garantir seu bom funcionamento.

A seguir, confira 5 dicas incríveis que poderão ser um diferencial para a sua memória, principalmente quando chegar à terceira idade.

1. Ocupação profissional ou voluntária

Após a aposentadoria, muita gente opta por continuar trabalhando e até mesmo estudando. Isso, segundo os especialistas, é uma forma de ajudar a trabalhar a mente e manter a cabeça boa, minimizando o risco de ‘caducar’.

Com isso, quem trabalha profissionalmente ou até mesmo faz algum trabalho voluntário tem menos chances de desenvolver problemas com a memória e poderá se manter lúcido por muito mais tempo.

2. Jogos em geral

Outra ocupação importante é fazer jogos dos mais diversos. Além de palavras cruzadas, dominó e outros jogos de tabuleiro, também é possível jogar videogame. Afinal de contas, muitos idosos começaram a curtir a tecnologia.

E, além disso, vale lembrar que muitos idosos de hoje eram jovens quando os vídeo games surgiram. Assim, continuam jogando e curtindo o tempo livre.

3. Mantenha hobbies

Ter um hobby é algo produtivo, tanto para os mais jovens quanto para os mais velhos. E é uma forma também de ocupação no dia a dia.

Por exemplo, que tal colecionar selos? Ou álbuns de figurinhas e até mesmo carros em miniatura? Esses hábitos podem auxiliar bastante.

4. Leitura sem obrigação

Leitura é uma boa opção para a memória

Leitura é uma boa opção para a memória. Foto: Pexels

Ler é positivo não só para a memória, mas para aprimorar a escrita e para ampliar o conhecimento. É um exercício que devemos começar desde cedo.

No caso de quem é mais velho, também é uma forma de ocupar o tempo, principalmente quando se lê por prazer, sem obrigação e prazos. Assim, torna-se algo mais prazeroso.

5. Sono com qualidade

Por fim, temos também o momento do descanso como algo essencial. As pessoas precisam ter boas horas de sono para repor as energias no dia seguinte, e isso não pode faltar.

Então, como apontam diversos especialistas e muitas pesquisas, um sono de qualidade também garante uma memória mais eficiente.

De modo geral, tudo é uma questão de exercitar-se e criar esses hábitos simples, que vão ajudar muito no dia a dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.