O que é Planalto e suas principais características e formação
Conheça uma das formas de relevo mais recorrentes nas paisagens brasileiras.
A formação física da superfície terrestre é composta, principalmente, por quatro tipos de relevos, montanha, planície, depressão e planalto. Este último, também conhecido como platô, é uma das formas mais presentes no território brasileiro.
O que é planalto?
Sua formação geológica é considerada antiga, com predominância principalmente de processo de deposição. Assim, o processo de sedimentação pode acontecer, mas em menor quantidade.
Por conta da antiguidade da formação, os planaltos foram submetidos com maior intensidade aos agentes exógenos, como a água e o vento. Comumente os solos são acidentados, um fator que fez com que essas áreas demorassem mais a serem ocupadas, se comparadas às planícies.
O maior planalto do mundo está localizado na China. O Planalto do Tibet fica a 4500 metros de altitude e fica no sudoeste chinês.
Características do planalto
Além das altitudes, já mencionadas, os planaltos podem ser classificados quanto à formação geológica, ou seja, os tipos de rochas que os compõem. Nesse sentido, a classificação distingue três tipos.
Planalto Basáltico: é constituído principalmente pelas rochas ígneas provenientes de atividade vulcânica. Portanto, são aquelas formadas depois de erupções, pela solidificação do magma na superfície terrestre. É um tipo de solo altamente produtivo, composto majoritariamente pelo basalto.
Planalto Cristalino: a composição principal é de rochas metamórficas (transformação das rochas sedimentares ou magmáticas) ou ainda de rochas intrusivas, que são aquelas formadas abaixo da superfície terrestre. Dessa forma, pode-se dizer que sua constituição é feita pelo desgaste de agentes externos. As rochas cristalinas são muito recorrentes em sua composição, daí o nome.
Planalto Sedimentar: a formação desse tipo de planalto está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas. De acordo com o nome, são formados por rochas sedimentares, resultantes dos agentes de transformação interna, ou endógenos.
Em relação ao relevo, as formas mais encontradas são o relevo tabular (ou tabuliforme) e as chapadas. Mas também podemos encontrar serras, morros e escarpas
Planaltos do Brasil
De acordo com as informações presentes no decorrer das seções anteriores, o Planalto aparece com frequência nas paisagens brasileiras. Estima-se que eles ocupem aproximadamente 5 milhões km² da área total do país.
Veja quais são os mais conhecidos.
- Planalto Central
- Planalto das Guianas
- Planalto Dissecado de Sudeste
- Planalto do Maranhão-Piauí
- Planalto Meridional
- Planalto Nordestino
O planalto central é um dos mais conhecidos, isso porque a capital do país, Brasília, está localizada nele. Como o próprio nome diz, ele está na região central do país, entendendo-se por todos os estados do centro-oeste, tocantins e Minas Gerais.
As altitudes da região variam entre 300 e 1650 metros, sendo que a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é o ponto mais alto do planalto central.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.