Exercícios discursivos sobre Trovadorismo
Confira os exercícios discursivos sobre Trovadorismo que formulamos especialmente para você!
O Trovadorismo foi um movimento literário que vigorou na Europa durante a Idade Média. Os principais países europeus que o adotaram foram Portugal, Espanha e França.
É considerado como um dos gêneros mais conhecidos entre os europeus no período em questão.
Vamos conferir os nossos conhecimentos resolvendo alguns exercícios sobre Trovadorismo?
Exercícios sobre Trovadorismo
1 — Como são chamadas as produções do Trovadorismo?
(1 linha)
2 — O Trovadorismo é uma mistura de quais expressões artísticas?
(1 linha)
3 — Como o compositor, o músico e as dançarinas do Trovadorismo eram chamados?
(2 linhas)
4 — Por que o Trovadorismo foi um movimento itinerante?
(2 linhas)
5 — Cite três características do Trovadorismo.
(3 linhas)
6 — Qual foi o contexto em que o Trovadorismo se desenvolveu?
(4 linhas)
7 — Cite e caracterize as cantigas trovadorescas.
(10 linhas)
8 — Por que o feudalismo é utilizado metaforicamente pelo Trovadorismo?
(4 linhas)
Gabarito
1 — Cantigas.
2 — Música e linguagem poética.
3 — O compositor era o trovador; o músico era chamado de menestrel; e as dançarinas eram bailadeiras ou soldadeiras.
4 — Porque eles viajavam pelos feudos, burgos e pelas cortes propagando os acontecimentos políticos em suas composições e apresentando ideias.
5 — Composto por canto, acompanhado de instrumentos musicais e idealizava o amor.
6 — O Trovadorismo se desenvolveu em um contexto marcado por uma sociedade fortemente hierarquizada, sem possibilidade de mobilidade social, estruturada no feudalismo e influenciada pela Igreja Católica.
7 — Cantigas de amor eram marcadas por sentimentos profundos em que o sofrimento amoroso é o tema central.
Cantigas de amigo geralmente eram representadas por uma voz feminina em que a dama expõe seus sentimentos de maneira discreta. O amigo, por vezes, é o pretendente, o esposo ou amante.
Cantigas de maldizer utilizam uma linguagem grosseira para criticar alguma pessoa.
Cantigas de escárnio, de maneira irônica, adotam indiretas e palavras de duplo sentido.
8 — Porque algumas cantigas reproduziam as estruturas feudais reconhecendo a autoridade do senhor feudal. Além disso, algumas cantigas de amor utilizavam termos feudais, como servo e vassalo como forma de se declarar à amada.
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