O que foi o Dia D?

O Dia D foi a data escolhida pelos Aliados para libertar a região da Normandia da ocupação nazista.

0

O Dia D, também conhecido como Operação Overlord, ocorreu no dia 6 de junho de 1944 e marcou o início da vitória dos países Aliados sobre o nazismo.

Este dia iniciou-se a partir do desembarque dos Aliados nas praias da Normandia, Norte da França, liberando o país das forças nazistas.

O que foi o Dia D – Resumo

Após a libertação de Roma no dia 4 de junho de 1944, os Aliados abriram a terceira frente de guerra contra a Alemanha nazista, desembarcando na Normandia.

O dia 6 de junho de 1944 foi a data escolhida para o desembarque. Foi chamado de Dia D, para que os alemães não identificassem a data por meio das transmissões de rádio.

Assim, os Aliados simularam um ataque à Noruega como forma de desviar a atenção dos nazistas e construíram um oleoduto submarino para abastecer suas embarcações.

Desembarcaram cerca de 150 mil homens abrindo uma nova frente para a libertação dos europeus da dominação nazista.

Após a conquista da Normandia, Paris foi liberta em agosto de 1944. Na frente oriental, os russos avançaram rumo ao leste europeu.

Em março de 1945, a frente aliada já ocupava grande parte da Europa. Em abril, cruzam o Rio Elba, anunciando o fim da Segunda Guerra Mundial.

A derrota nazista foi marcada pela conquista de Berlim, em abril de 1945, e pelo bombardeio da Chancelaria do Reich, sede do poder alemão.

No dia 30 de abril, Adolf Hitler e Eva Braun, sua companheira, cometem suicídio. Em maio de 1945, a Alemanha assina sua rendição. Era o fim da Terceiro Reich.

Saiba mais:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.