Os retrovírus são um grupo de vírus que possuem o genoma composto por RNA, uma fita simples que é associada a uma enzima chamada de transcriptase reversa.
Eles fazem parte da família Retroviridae e foram os primeiros a serem descobertos em 1904.
Classificação de Baltimore
Os vírus podem ser classificados pela constituição do seu genoma e tipo de fita genética que apresentam. O microbiologista David Baltimore propôs, em 1971, sete classes para ordenar os vírus:
- Classe I: vírus que possuem DNA fita dupla;
- Classe II: vírus que possuem DNA fita simples;
- Classe III: vírus com RNA fita dupla;
- Classe IV: vírus que apresentam RNA fita simples positiva;
- Classe V: vírus que possuem RNA fita simples negativa;
- Classe VI: vírus que têm RNA fita simples positiva com um DNA intermediário;
- Classe VII: vírus que apresentam DNA fita dupla com RNA intermediário.
Os retrovírus pertencem à classe VI da classificação estabelecida por Baltimore.
Retrovírus e a transcriptase reversa
Os retrovírus se replicam com ajuda da enzima transcriptase reversa, a presença dessa enzima é uma característica importante dos retrovírus.
O processo de replicação recebe o nome de transcrição reversa, pois essa enzima é capaz de fazer o processo inverso da construção da fita de DNA. Isso implica dizer que transcriptase reversa pode formar uma cadeia dupla de DNA a partir de uma cadeia simples de RNA.
A transcrição reversa é uma característica exclusiva dos retrovírus. Depois da formação do DNA retroviral, a fita de RNA se degrada e o DNA retroviral que foi produzido se associa ao DNA cromossômico da célula hospedeira e passa a se multiplicar juntamente a ela.
Vale a pena ressaltar que o DNA retroviral é capaz de produzir novas fitas de RNA que darão origem ao genoma dos novos retrovírus.
Doenças causadas por retrovírus
Os retrovírus podem causar algumas infecções no corpo dos humanos, alguns deles atacam diretamente os linfócitos T, causando baixa imunidade no indivíduo.
Esse é o caso do vírus HIV e do vírus T-linfotrópico humano, o HTLV. Esses são os dois retrovírus mais conhecidos por atacar o corpo humano e essas infecções podem deixar danos irreversíveis no sistema imunológico.
Alguns tipos de retrovírus podem induzir células hospedeiras a se multiplicarem por mitose sem controle e dar origem a tumores que podem ser malignos, ou seja, alguns retrovírus também podem ser o ponto de partida para o desenvolvimento do câncer.
Veja também:
- HPV – Vírus do Papiloma Humano: O que é, causas, sintomas, tratamento
- Gripe – O que é, vírus, sintomas, vacina, diferença entre gripe e resfriado
- 1 de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra o HIV
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.