Plano de aula – Sequência numérica de 10 em 10 – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)

Veja um plano de aula que preparamos para o 1° ano do ensino fundamental com formas divertidas de ensinar os seus alunos que os números podem ser contados de 10 em 10.

As sequências numéricas são aquelas que apresentam padrões entre os seus elementos. Na sequência de 10 em 10, o próximo número é sempre o anterior mais 10 unidades.

Considerando essa sequência, a contagem de muitos elementos pode ser agilizada, ou seja, em vez de contar de um em um, contamos de 10 em 10.

Mas como ensinar isso aos alunos? Como mostrar a eles o quão útil é contar e aprender a sequência de 10 em 10?

Confira nossa sugestão de plano de aula sobre sequência de 10 em 10 para alunos do 1° ano do ensino fundamental com ideias legais para lhes ensinar essa nova forma de contagem.

Plano de aula – Sequência numérica de 10 em 10

TEMA: Sequência numérica de 10 em 10

TEMPO SUGERIDO: em torno de 1 hora e 30 minutos.

HABILIDADES BNCC: (EF01MA05) – Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

OBJETIVOS:

  • Entender que os números podem ser contados de 10 em 10.
  • Contar os números de 10 em 10.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Quadro e giz
  • Bolinhas pequenas de papel (qualquer papel)
  • Saquinhos pequenos (de qualquer material)

DESENVOLVIMENTO:

1ª atividade: Contando de 10 em 10 com os dedos das mãos.

Para aprender a contar de 10 em 10, é importante que os alunos já tenham algumas noções sobre números e diferentes tipos de sequências, como a sequência de 2 em 2 e a sequência de 5 em 5.

Escreva a sequência de 10 em 10 até chegar ao 100 e peça às crianças para contarem:

10   20   30   40   50   60   70   80   90   100

Explique que contar de 10 em 10 pode ser uma estratégia para obter o resultado mais rápido. Mostre a eles como isso funciona.

Convide alguns alunos à frente e peça para estenderem as mãos para frente. Junto aos demais alunos da turma, conte os estendidos, de um em um.

Contando de 10 em 10 - dedos das mãos
Contando de 10 em 10 – dedos das mãos.

Em seguida, conte de 10 em 10, e pergunte se eles notaram alguma diferença no tempo de contagem.

Então, proponha que eles contem os dedos de todos os alunos da sala. Observe como eles o fazem, se será de 10 em 10 ou não.

Se eles não contarem de 10 em 10, mostre a eles como fazer isso.

2ª atividade: Jogo para contar de 10 em 10

Realize um jogo matemático de perguntas e respostas entre equipes. A ideia é que a cada resposta correta eles ganhem 10 pontos e, ao final do jogo, os pontos sejam contados de 10 em 10.

Essa brincadeira é bem simples de ser realizada e você só irá precisar de uma porção de bolinhas pequenas feitas de papel para marcar a pontuação. Se você tiver muitas tampinhas de garrafa também serve!

Contando de 10 em 10 - bolinhas de papel
Contando de 10 em 10 – bolinhas de papel.

Divida os alunos em duas equipes e faça perguntas de matemática com base no conhecimento que eles têm, por exemplo, quanto é 8 menos 3?

A equipe que responder primeiro de forma correta, marca 10 pontos para a sua equipe. Os pontos serão marcados com as bolinhas de papel, uma bolinha por ponto. Para facilitar entregue as bolinhas em saquinhos.

No final do jogo, peça para cada equipe contar seus pontos utilizando a sequência de 10 em 10. Vence a equipe com mais pontos.

AVALIAÇÃO:

Observe a participação e desempenho dos alunos durante as atividades. Por fim, faça perguntas como:

  • Qual sequência aprendemos hoje?
  • Onde podemos usar essa sequência? Citem exemplos no dia a dia de vocês.
  • Quais são os próximos números após o 100, se contarmos de 10 em 10?

Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.