Instituições sociais
As instituições sociais são importantes para o funcionamento da sociedade e para a manutenção da coesão social.
As instituições sociais são organizações que regulam as ações humanas. As instituições não atuam isoladamente e visam atender às necessidades das pessoas.
Por meio do seu poder coercitivo e normativo, elas agrupam métodos e regras, e possuem um papel fundamental para que a sociedade e a democracia funcionem.
Nesse sentido, as instituições sociais ditam as regras e a maneira como os grupos sociais devem agir de acordo com suas particularidades.
Por serem as responsáveis pela transmissão das regras da sociedade, elas possuem o papel de formar cidadãos que se sintam pertencentes ao meio social.
As instituições sociais integram a sociedade e contribuem na garantia de ações que tenham durabilidade. São consideradas instituições sociais a família, a escola, o trabalho, a igreja e o Estado.
Elas são responsáveis pela socialização do indivíduo, que será “ajustado” ao meio social.
De modo geral, as instituições sociais são organizações que visam integrar as pessoas à sociedade.
Tipos de instituições sociais
Existem alguns tipos de instituições sociais:
- Instituições reguladoras: regulam diversos âmbitos sociais, como a escola e a igreja;
- Instituições espontâneas: aparecem de forma espontânea através das relações estabelecidas entre as pessoas. Podemos citar a família, por exemplo;
- Instituições operacionais: atuam nos mais variados espaços sociais, como a seção de recursos humanos de determinada empresa;
- Instituições criadas: essas não surgem de forma espontânea, isto é, foram criadas para organizar o meio social, como as igrejas, bancos, entre outras.
Exemplos de instituições sociais
Vejamos a seguir, alguns exemplos de instituições sociais:
Família
É a primeira instituição social com a qual o indivíduo tem contato. Ela vai ser a responsável por oferecer à criança as primeiras regras de socialização e de convívio social.
O convívio familiar garante a coesão social, entre outros motivos, pelo aprendizado do idioma.
Escola
A escola é o espaço que, para além da mediação de conteúdos, ensina o indivíduo a viver em comunidade de forma oficial.
Nela, as regras são seguidas de maneira mais aprofundada, pois prepara o sujeito para encarar o trabalho, por meio da imposição de comandos, normas e horários.
Trabalho
Todos os indivíduos da sociedade capitalista são preparados para esta instituição social.
O trabalho é um dos responsáveis pelo funcionamento da sociedade, que possui regras e normas que devem ser seguidas. Essa é a instituição social que mais reproduz o padrão de vida imposto pelo sistema capitalista.
Igreja
A igreja é o espaço que vai garantir a unidade de pensamento que assegurará a coesão social.
É por meio da crença que os indivíduos se agrupam em torno de ensinamentos religiosos, responsáveis por ditar as normas morais e sociais que devem ser seguidas pela população.
Estado
O Estado reúne em torno de si o corpo constitucional, legislativo e jurídico. Responsáveis por determinar as leis vigentes, ele busca promover a coesão social por meio do sentimento de pertencimento, idioma e território.
É a instituição social que possui maior poder, pois pode adotar mecanismos de controle como nenhuma outra instituição.
Saiba mais em:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.