A babosa é uma planta com folhas em forma de lança, suculentas e muito populares por inúmeras propriedades estéticas e medicinais.
Ela pode ser usada na pele, no cabelo, para tratamentos de acne ou até de queimaduras. Já são conhecidas mais de 300 espécies de babosa, sendo a Aloe Vera a mais popular.
O cultivo da babosa não requer grandes cuidados e você pode ter essas plantas enfeitando seu jardim e trazendo benefícios para seu dia a dia.
Confira como plantar e como cuidar de babosa!
Como plantar babosa
Você pode plantar babosa a partir de brotos de outras plantas que você pode facilmente conseguir com alguém que já tenha, ou comprando uma muda em uma floricultura.
Outra forma de conseguir uma muda é enraizar uma folha de pelo menos 8 cm de comprimento.
Escolha vasos com boa drenagem ou jardins com solos que não fiquem encharcados, preferencialmente, o solo deve ser composto por uma mistura de terra e areia.
Coloque o broto em um buraco no meio do vaso, com cuidado para não danificar raízes ou folhas. Cubra delicadamente com mais terra até que o broto se sustente sozinho.
Regue a planta para que o solo fique úmido, coloque a planta em um local sombreado e não mexa nela por uma semana, para que as raízes possam crescer e se estabelecer no local escolhido.
Como cultivar babosa
Regas
A babosa não gosta de muita água, em geral, molhar uma vez por semana é o suficiente. Mas observe sempre a condição do solo e a umidade do ar no local onde você mora.
Luminosidade
Depois que as raízes da muda estiverem estabelecidas, prefira cultivar a babosa em Sol pleno ou meia-sombra.
Se seu vaso estiver dentro de casa, coloque em um local onde ela receba luz a maior parte do dia, idealmente por pelo menos 8 horas.
Adubo
O solo ideal para babosa é composto por 50% de terra orgânica com 50% de areia média granulosidade com boas taxas de fósforo.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.